maio 05, 2009

Charmoso e útil banquinho por Gabriela Isgroi Fotos: André Fortes




Material necessário

(1) Tinta acrílica rosa
(2) Tinta acrílica branca
(3) Verniz acrílico


(4) Tesoura
(5) Trincha
(6) Estampa para a decupagem
(7) Banco de aproximadamente 45 a 50 cm de altura

Veja como é fácil criar o banquinho

1. Pinte todo o banco com a cor rosa. Não esqueça das partes de dentro e por baixo da peça. Passe a tinta com largas e uniformes pinceladas.

2. Espere a tinta secar e passe a cor branca aleatoriamente, para dar o efeito de pátina. Importante: tire bem o excesso de tinta do pincel até que fique praticamente seco.


3. Passe o verniz no banco e cole sobre ele a estampa de flor.
O verniz é branco leitoso, mas quando seca, fica transparente.

4. Espere secar e passe mais verniz por todo o banco para dar acabamento. Depois de algumas horas, ele já pode ser usado.





Faça uma linda floreira de bambu por Joice Sabatke; Fotos: Valerio Romahn; Produção: Aida Lima
Passo-a-passo para fazer uma linda floreira de bambu

Com algumas dicas espertas você transformará as suas idéias em charmosas floreiras que vão dar cor aos cantinhos do seu jardim. Confira o passo-a-passo para montar uma linda floreira de bambu, extraído da Edição Especial Flores no Paisagismo.

Material necessário
• Floreira de bambu
• Impermeabilizante
• Manta bidim
• Pedriscos
• Substrato
• Mudas de álisso

1. Impermeabilização – Aplique uma camada de impermeabilizante dentro da peça.
Depois faça os furos para drenagem.


2. Drenagem – Forre o fundo da floreira com pedriscos, que vão auxiliar na drenagem da água das regas.


3. Plantio – Acomode as mudas de álisso numa fileira, cuidando para não desmanchar o torrão.


4. Assentamento – Depois de acomodar as plantas, cubra as laterais e a base da planta com o substrato da floreira.



Árvores ideais para bosques por Cyntia Frank
fotos e consultória técnica: Marcos D. Bernardi
Aqui você encontra as fotos de outras 16 árvores citadas na reportagem da edição 183 da Revista Natureza (abril de 2003). Leia na edição impressa a reportagem completa e tire partido da beleza das árvores do Brasil para enriquecer os espaços verdes da sua propriedade

Quando você quiser reflorestar a sua propriedade com espécies nativas, poderá optar entre cinco grupos de árvores:


Varanda com dupla função por Luciane Crippa
A decoração bem-bolada transforma
a antiga varanda vazia e sem-graça em um espaço funcional

Ter uma varanda costuma ser prioridade para quem vai morar em apartamento. Mais do que um simples cômodo, ela é uma boa lembrança da vida numa casa com quintal e jardim. O problema é que, muitas vezes, esse espaço tão cobiçado na hora da compra torna-se um dos menos úteis. No máximo, acomoda alguns poucos vasos. A proposta das arquitetas Alessandra Luz e Renata Pastore para esta varanda era desafiadora: transformá-la em um lugar aconchegante, mas principalmente funcional. Com essa idéia em mente, encontraram no próprio local a inspiração necessária para colocá-la em prática. A varanda contava com um bela vista para a área externa e uma boa área livre com cerca de 10 m2. Para satisfazer ao quesito aconchego, as arquitetas cobriram a área com toldo e cortinas leves e revestiram a grade do parapeito com vidro jateado. Esses recursos amenizam o barulho e permitem o uso do espaço mesmo em dias de chuva. Para o espaço ter funcionalidade, criaram dois ambientes distintos. Um de estar, com almofadas, e o outro com uma mesa e duas cadeiras, para refeições rápidas ao ar livre. O pano de fundo para unir esses dois ambientes foi uma caprichada decoração que mescla elementos dos estilos rústico e clean.



Refeições rápidas: Uma mesa pequenae duas cadeiras de madeira transformaram um dos cantinhos da varanda em um local para lanches ao ar livre



Três em um

O primeiro passo do trabalho foi dar cara nova à varanda. O piso de pedra foi recoberto por um deque de cruzetas de madeira e as antigas paredes foram pintadas com textura amarela. Uma das laterais da varanda acomodou uma peça de múltiplas funções. Com 10 cm de espessura e sem estar colada à construção, a placa de gesso pintada de laranja faz as vezes de parede, de apoio para quem desfruta do ambiente de estar e de um tipo diferente de quadro. Atenção às cores — Nos pequenos espaços, é preciso ter cuidado na hora de escolher as cores. Muitas delas juntas dão a impressão de que o lugar é ainda menor ou de que é bagunçado. A solução nesta varanda foi optar, na maioria das peças e dos elementos, por variações de laranja e amarelo, cores que não contrastam muito entre si.

Plantas de formato escultural complementam a decoração


Rústico clean
O estilo rústico foi a aposta das arquitetas para decorar a varanda. É possível reconhecê-lo no deque de cruzetas de poste e nos vasos de pedra bruta. No entanto, alguns objetos de outros materiais também foram dispostos no espaço para dar um toque de sofisticação. Para não correr o risco de sobrecarregar o visual da varanda, as arquitetas usaram para cada objeto rústico um outro de material ou aparência mais leve. Assim, enquanto a parte central do piso é de madeira, as laterais são de pedra cristal. Bolas decorativas de granito bruto se intercalam com bolas de vidro. Vasos de cerâmica patinada dividem espaço com vasos de alumínio.

Plantas esculturais
Mais do que formar um jardim, as plantas desta varanda complementam a decoração. Foram escolhidas espécies verdes cujo trunfo é o formato. Entre elas, há fórmio, dracena, cavalinha e papiro.


Fonte fácil

Você mesmo pode criar uma fonte como a da varanda desta reportagem. Basta ter um recipiente impermeabilizado e uma pequena bica de bambu. Veja como fazer:
1. Material: recipiente, bombinha submersa para aquário, um pedaço de manta TNT, bico e mudas de alface-d’água.
2. Coloque a bombinha no fundo do recipiente e puxe a mangueira até a borda. Depois, envolva-a com a manta.
3. Posicione as mudas de alfaces-d’água com cuidado para disfarçar a mangueira.

O CUSTO
Esta fonte feita com uma bacia de amianto custou R$ 37,00. Cada planta aquática (alface-d’água e aguapé) saiu por R$ 4,50.