maio 17, 2009

COMO APLICAR PAPEL DE PAREDE



Visito o de(coeur)ação quase todos os dias, me incutiu uma vontade de me mudar que não cabe mais em mim. A gota d'água veio com esse site.

Daí eu te pergunto:

- É impossível aplicar papel de parede?
- Em caso afirmativo, existem firmas que façam isso ou só as lojas que vendem os mesmo?
- É loucura mandar vir um papel de parede da Alemanha, mesmo tendo a possibilidade de comprar a amostra?

Já estou aqui imaginando uma parede com papel e as outras do mesmo cômodo pintadas em um tom da estampa.

Um abraço completamente de(coeur)ativo,

Miriam

***

Miriam, é possível sim aplicar o papel de parede. E nem é difícil, embora seja trabalhoso. Nesse post colei alguns vídeos de passo-a-passo, em inglês, mas muito visuais e fáceis de entender.

As lojas que vendem aplicam o papel. E mesmo você não tendo comprado na loja, pode orçar só a aplicação. Mas você pode aplicar também. A única preocupação é comprar a cola especial para papel de parede. 100g de cola custam R$15, e são suficientes para 30m2. Mas existem opções de papel de parede auto-adesivo, que não precisa de cola.

Não, não é loucura mandar vir da Alemanha por 2 motivos: variedade e custo. Isso mesmo, muitas vezes sai mais barato. Os papéis de parede realmente interessantes alcançam preços abusivos no Brasil. Loja online então, até tem, mas são difíceis de navegar e muitas vezes nem têm preço.

Veja os vídeos e acompanhe com o passo-a-passo.
VÍDEOS

How to Wallpaper from ferm LIVING shop on Vimeo.

P.S.: Eu adoraria produzir uns vídeos assim, de passo-a-passo, em português. Mass...

PASSO-A-PASSO

MATERIAL

- 1 prumo ou nível (geralmente tem um embutido na trena)
- Estilete afiado (se estiver cego, pode estragar o papel)
- Pincéis e rolos
- Rolo de borracha (se quiser) alisar o papel
- Bandeja de pintor, para a cola
- Lápis macio
- Fita métrica
- Escada
- Espátula
- Esponja
- Papel de parede – compre sempre em quantidade maior do que for utilizar
- Cola própria para papel de parede, se o seu papel não for auto-adesivo – as colas são encontradas sob a forma de pó, que deve ser diluída em água, conforme instruções do fabricante

Preparando a superfície - Para receber o novo papel, a parede deve estar lisa, limpa e seca. Retire descascados, preencha buracos, lave e deixe secar.

Corte o papel de parede - Com a ajuda da fita métrica, meça toda a superfície e defina o tamanho de tiras de papel que irá cortar. Deixe sempre uma folga de 5cm nas quinas, o que serve para ajudar na hora de dar o acabamento. Ao final, você deverá ter diversas tiras de papel de tamanhos que você definiu, baseado na superfície que quer cobrir. Tome o cuidado de cortar o papel de forma que os desenhos das tiras casem, quando colocadas nas paredes. Faça um sinal nas costas do lado que deve ficar para cima, para que não haja risco de colar o papel invertido, com o desenho pra baixo.

Marque linhas verticais com a ajuda do prumo - A primeira linha deve ser marcada considerando-se a largura do papel menos dois centímetros. (A sobra, depois de colado o papel, será retirada com estilete.)

Passe a cola - Há colas que devem ser aplicadas tanto no papel quanto na parede (cola de contato). Mas existem colas que devem ser aplicadas apenas nas paredes. Leia as instruções do fabricante e as siga.

Começe pelo teto - para que a cola não respingue ou caia nos papéis novos da parede.

Coloque a tira de papel sobre a superfície - Com a ajuda da linha vertical traçada, posicione o papel. Deixe sempre uma sobra de papel para cima do limite do teto com a parede. Passe uma espátula sobre o papel, para alisar e eliminar bolhas de ar. Se ainda existir alguma bolha, fure-a com uma agulha bem fina, para que o ar possa sair sem danificar o papel.

Acabamento - Marque o limite da parede com o teto com a espátula. Corte as sobras com ajuda de uma régua ou esquadro e do estilete.

Foto lá em cima, da Living Etc.