maio 25, 2009

Curiosidade: Censura musical no regime militar


Quando eram estudantes de Jornalismo na Universidade Mackenzie, em São Paulo, André Rocha, Gabriel Pelosi e Lucas Mota escolheram como tema do trabalho de graduação interdisciplinar os efeitos da censura na produção musical durante o regime militar.

Desse trabalho acadêmico surgiu a idéia de criar o site Censura Musical, nele você pode acessar os processos destas canções, ler entrevistas com compositores e personagens da época.

O rico trabalho nos dá a idéia de como eram duros e sofridos aqueles dias, tudo passava pelo crivo rígido dos censores, foi criado a Divisão de Censura de Diversões Públicas (DCDP), por onde deveriam passar previamente as canções que seriam executadas publicamente, não obedecendo a qualquer critério, os censores poderiam vetar tanto por motivos políticos, ou de proteção à moral e os bons costumes ou simplesmente por não entenderem o que o autor queria dizer com o conteúdo.

O processo da música Samba de Orly tem 12 páginas. A música Geléia Geral de Gilberto Gil e Torquato Neto foi vetada por ser de caráter político contestatório.

Merece um bom tempo pesquisando...e pensando.