maio 12, 2009

Em busca da Índia


The daily market in Mysore (Karnataka state, India) is full of colours. Marco Bellucci

Minha professora de yoga favorita, a Renata Mendes, está viajando pela Índia e escrevendo um blog para seus alunos e ex-alunos, como eu, acompanharem e se inspirarem no seu jeito sereno de ver o mundo.

Evidente que a viagem não tem nada a ver com a novela da Gloria Perez, mas, como todo mundo anda se perguntando quanto de fantasia e quanto de verdade sobre a Índia a novela dá conta de mostrar para nós, achei que o blog da Re podia dar uma visão diferente, fresca dessa terra colorida, rica e extraordináriamente complexa…

O blog já começa explicando o que significa a saudação “namastê”:

“Namastê é o cumprimento que as pessoas fazem para dar oi, tchau, bom dia, boa noite e até mesmo passando pela rua sem se conhecer. Essa palavrinha significa que o divino que está dentro de mim sauda o divino que está dentro de você. Isto é, honrar com humildade a presença da outra pessoa.”

Se quiser fazer uma visitinha, clique aqui

A foto que você vê é do Flickr de Marco Bellucci, intitulada United Colors of India e mostra as cores fortes e luminosas do mercado de Mysore, no estado de Karnataka

Na minha busca da Índia possível vista daqui do Brasil, encontrei estas fotos de Steve McCurry, o fotógrafo extraordinário autor daquela foto da moça com olhos verdes que foi capa da National Geoghaphic, você lembra? As fotos estão reunidas numa apresentação de slides, também chamada As cores da Índia. Não trazem legendas, nem precisam, contam histórias que a gente vai adivinhando, construindo…

Se quiser navegar por mais fotos deslumbrantes, visite o site de Steve McCurry