maio 09, 2009

Ganhe tempo na faxina

Ganhe tempo na faxina

Legenda: Com os truques certos você
pode economizar até 2 horas na faxina!
Foto: Dreamstime

Você é daquelas que entram em pânico quando começam a limpar a casa? Pois está sofrendo à toa. O trabalho que parece interminável pode ficar bem mais curto e tranqüilo se você for uma mulher organizada.

Manter os objetos arrumados, por exemplo, facilita bastante sua vida na hora de limpar a casa. Além disso, a arrumação contínua, feita pouco a pouco, a cada dia, pode diminuir o tempo da faxina semanal, que às vezes pode durar o dia todo. Para isso, você precisa ficar de olho em tudo que acontece na sua casa.

Veja algumas dicas que vão ajudar você a economizar até duas horas no tempo da faxina semanal.


Dê um jeito na geladeira quando ela estiver vazia
Nunca deixe para limpar o refrigerador assim que chegar da feira ou do supermercado. Se você vai às compras aos sábados, limpe-o na sexta, quando estiver quase vazio. Durante a semana, assim que perceber que algumas prateleiras ou gavetas estão vazias, aproveite para passar um pano rapidamente. Assim, a sujeira nunca vai acumular, e a geladeira estará sempre limpa e livre de maus odores. Economiza 30 minutos!

Dica esperta!
No fundo do refrigerador, deixe um pote de margarina apenas com pedacinhos de carvão. Eles absorverão o cheiro forte dos alimentos.


Previna-se contra o bolor
A umidade e o mofo são grandes inimigos da faxina. Deixe as janelas abertas por, pelo menos, duas horas ao dia. Se você trabalha fora, abra as janelas à noite. O importante é fazer o ar se movimentar pela casa. Desse modo, as manchas de mofo e bolor não se instalam, e a roupa guardada não absorve odores. E você não vai precisar arrastar móveis com tanta freqüência. Economiza 30 minutos!

Dica esperta!
Uma vez por semana, deixe as portas dos armários abertas durante um dia, de preferência com as janelas abertas, para que a luz do sol entre. Se houver bolor, limpe com um pano embebido em vinagre.


Improvise um esfregão numa vassoura
Se você não quer comprar um, faça você mesma o seu. O importante é que você não precise ir ao tanque sempre que o pano usado para limpar o chão se enche de sujeira. Em vez de usar panos convencionais, use panos de saco. “Vista” uma vassoura de piaçava com um dos sacos (que podem ser costurados com toalhas ou lençóis velhos). Esfregue o chão e, quando o pano estiver impregnado, vire-o. Economiza 20 minutos!

Dica esperta!
Para facilitar a vida na hora de lavar o pano sujo, deixe-o de molho por 15 minutos em um balde com uma colher (sopa) de bicarbonato de sódio para cada 3 litros de água e sabão. Lave com sabão.


Junte a roupa suja num só lugar
Nada de ficar recolhendo meias e cuecas espalhadas pela casa! Estabeleça um local fixo para toda a roupa suja da casa, de preferência próximo à área de serviço. Use um cesto ou balde aberto. Oriente seus filhos e seu marido a colocar as peças sujas no local correto, e não deixe que as peças fiquem jogadas nos quartos ou banheiros. Economiza 20 minutos!

Dica esperta!
Não deixe as peças úmidas misturadas com as secas. O odor da roupa molhada se espalha pelas demais peças e dificulta a lavagem.


Na hora de decorar...
A decoração pode ajudar você a economizar tempo de faxina. Tecidos pesados como brim e sarja são difíceis de lavar e levam muito tempo para secar. Ao escolher cortinas, almofadas ou uma capa de sofá, opte sempre por tecidos leves e que não desbotem. Isso fará você perder menos tempo na hora de lavá-los. Economiza 20 minutos!

Dica esperta!
Ao comprar sofás e pufes, prefira modelos de couro ecológico, que não necessitam de lavagem e podem ser limpos com esponja e sabão de coco.


Os 10 mandamentos da limpeza rápida e eficiente

1. Limpe tudo de cima para baixo. Assim, você não suja o que já limpou.
2. Divida a faxina por cômodo. Acabou de limpar o banheiro? Feche-o e vá para o próximo ambiente.
3. Junte tudo que for necessário para limpar um cômodo antes de começar a faxina. Assim, você não fica indo e vindo com baldes, vassouras e panos.
4. Use chinelos (e mantenha-os sempre limpos). Não deixe que seus filhos entrem em casa de sapatos. Isso evita que a sujeira seja levada de um lado para o outro.
5. Planeje as atividades. Seja objetiva e não pare o trabalho na metade. Se preferir, faça uma lista de tarefas e dê baixa assim que cada item for cumprido.
6. Elimine a sujeira assim que ela surgir. Manchas secas são mais difíceis de tirar.
7. Envolva toda a família na limpeza. Quanto maior o número de pessoas, menor o tempo da faxina.
8. Deixe o chão sempre por último.
9. Use um bom capacho. Quanto menos sujeira você leva para dentro do cômodo, mais rápida é a limpeza!
10. Elimine tudo que for desnecessário. Quanto maior o número de objetos espalhados pela casa, maior o tempo de limpeza. Livre-se das tranqueiras!

Conteúdo do site AnaMaria