maio 13, 2009

Mais Goiás

Mais fotos de detalhes aconchegantes e simpáticos que encontrei em Goiás. Tudo muito florido e alegre, bem do jeito que eu gosto.



Bolinhas



Como o post do xadrez fez sucesso, resolvi fazer outro parecido, mas dessa vez sobre bolinhas, polka dots, pois... que também adoro! Não resisti e coloquei uma foto da minha poltrona colorida. Espero que vocês gostem.





Imagens: Martha Stewart, Pottery Barn, Country Living

Xadrez

Adoro xadrez. E você?




Paninhos de cozinha

Como já contei antes, tenho adoração por paninhos de cozinha. Tenho vários que, confesso, não uso com pena de "gastar" e outros que só uso para enfeitar. Guardava meus paninhos em uma gaveta, e, quando ficava com saudade deles, tirava um por um para poder me lembrar. Para poder aproveitar mais os lindos paninhos, resolvi arrumá-los em uma cestinha de palha. A cestinha ficou bem simpática e alegrou o quartinho ao lado da área de serviço, que tinha um móvel branquinho precisando desesperadamente de charme e fofura. Desse jeito, o quartinho ficou charmoso (também pendurei um quadrinho) e eu me divirto vendo meus paninhos. Ótima combinação! Estou pensando em arrumar outra cestinha para colocar os paninhos de uso diário e deixar na cozinha. Assim, toda vez que precisar trocar, já tenho os paninhos bem à mão.



Vasinhos de flores

Passeando pelos meus sites favoritos, encontrei essa foto linda de vidros coloridos usados como vasinhos para flores. Como foram colocados na janela, ficaram ainda mais simpáticos, pois assim refletem a luz que vem de fora. Adorei a idéia!



Logo depois, coincidência ou não, encontrei essa outra foto. Mais vasinhos coloridos para flores, só que dessa vez os vasinhos são embalagens plásticas de produtos que temos em casa e normalmente jogamos fora. Pensei na hora: não acredito que joguei fora aquele pote de amaciante. Com certeza vou guardar o próximo. Mas fica aqui a idéia fofa e amiga do meio ambiente.



Luminárias de papel

Adoro a revista Casa Claudia. Espero ansiosa todo mês a chegada do meu exemplar. Ontem, folheando a última edição, fiquei encantada com a casa de um francês e sua família que moram em São Paulo. Muita cor e alegria na decoração. Por isso fui logo copiar uma idéia que vi na revista aqui em casa. Eles decoraram um Ficus que têm na sala com luminárias de papel japonesas. O efeito ficou bem legal e com um toque festivo e divertido. Como também tenho um Ficus (não tão grande quanto o da reportagem) na sala, resolvi experimentar. Usei três luminárias, uma branca, uma verde e uma lilás. Gostei muito. Como essas luminárias não ocupam muito espaço, quando enjoar basta dobrá-las e guardar para usar em alguma festa.

A poltrona chegou!

Oba! A poltrona chegou! Não esperava para hoje, mas quando o telefone tocou e eu percebi que era o estofador... fiquei super ansiosa, contando os minutos para a entrega. A capa feita com tecidos diferentes ficou uma graça. Exatamente como eu esperava. Bem colorida, alegre e divertida. Não vou mais querer sair do escritório, só para ficar admirando a poltrona. Como sobraram vários retalhos, vou aproveitar e fazer uma almofada para combinar. A poltrona antiga e sem graça foi transformada sem que eu gastasse muito, já que usei pedaços de tecidos que já tinha, e outros que comprei bem baratos por serem final de peça. Fica aqui uma boa dica para quem quer experimentar um novo look em casa.


Cantinho da costura

Agora sim meu cantinho da costura está pronto! O quadro magnético forrado com o mesmo contact da caixa da máquina de costura ficou ótimo em cima da mesinha. Vou poder colocar nele muitos moldes, recortes de revistas, fotos e várias outras coisas. Os potinhos de plástico em forma de maçã, por sinal bem fofos, foram comprados em uma loja de R$1,99. Usei para guardar linhas coloridas e bobinas já cheias. Estou bem feliz com meu novo cantinho. Fica ao lado da janela e por isso é bem claro e arejado. Não vejo a hora de começar novos projetos.


Mais Contact

Continuando o momento "contact descontrol", como disse Chris Campos em seu blog Casa da Chris, forrei o suporte de madeira de minha máquina de costura com o mesmo contact florido usado no quadro magnético que mostrei no post abaixo. Ficou muito fofa! E combinou bem com a máquina, que é antiga e tem florzinhas estampadas na parte de cima. Ainda completei o look com adesivos de letras comprados em uma loja para scrapbook.


Contact

Adoro contact. Sempre adorei. Quando pequena, gostava de forrar cadernos e livros com esse maravilhoso adesivo. Quando vou a papelarias em geral, sempre olho as novidades, e acabo comprando pedaços de contact para um dia usar. Penso: um metro de contact rosa-choque vai com certeza servir para alguma coisa, meio metro de contact laranja com frutas e legumes desenhados vai ficar ótimo em algum lugar na cozinha. Por isso estou sempre procurando alguma coisa para forrar. As gavetas de meu armário são todas forradas, assim como o porta-cabides. Como tinha um quadro magnético preto (era do meu marido), daqueles para prender fotos ou avisos com ímãs, que aliás não combinava nada aqui em casa e por isso estava guardado atrás da cômoda, resolvi cobri-lo com... contact. Escolhi um estampado floral bem simpático, com fundo azul e flores rosas e brancas. Ficou lindo. Ainda não decidi onde colocá-lo, mas acho que ficará perfeito no escritório, em cima da minha mesa de costura. Depois mostro a foto.

Toalhinhas de mão

Gosto de ter no lavabo várias toalhinhas de mão. Uso uma ou duas vezes e coloco-as para lavar. Acho a idéia ótima, pois assim sempre tenho toalhinhas limpinhas para secar as mãos, além de achar que elas dão um toque bem simpático ao banheiro social. Por isso, comprei uma caixinha de mdf, na verdade uma bandeja, para guardar as toalhas e enfeitar o banheiro. Pintei de branco, super simples, com tinta acrílica para parede mesmo. Ficou uma graça. Bem clean.




Achado da semana (mas já?)

Sei que hoje é apenas segunda-feira, mas resolvi mostrar logo o achado da semana. Duvido que encontre nos próximos dias objetos mais simpáticos do que esses: potinhos de plástico para guardar legumes e frutas na geladeira e na cozinha. Mas não são potinhos comuns, esses têm a forma e cor do legume ou fruta que devem armazenar (tomate, cenoura, maçã, banana, melancia, limão, alho, pimenta). Muito fofos! Simplesmente irresistíveis. Sem falar que cada um custou R$1,99. Encontrei os potes no hipermercado Extra, dentro de uma caixa enorme com uma placa onde se lia a palavra mágica: Oferta. Fiquei uns cinco minutos admirando as fofuras sem saber qual levar para casa. Até que fiz as contas e decidi comprar alguns. Tive um daqueles momentos de dúvida cruel: qual pote para melancia levar, o rosa ou o verde? E para a pimenta, o vermelho ou o verde? E para guardar alho e cebola, o branco ou o laranja, ou ainda o roxo? Quem dera que nossas dúvidas fossem sempre assim. Mas de qualquer forma, estou pensando em voltar lá e comprar os que faltaram. O potinho em forma de cenoura recheado com ovinhos de chocolate não daria um ótimo presente de Páscoa?


Porta-lápis

Simplesmente demais! Encontrei essa foto no blog Made by girl e me apaixonei. Como estou na fase de arrumar o escritório, fiquei encantada com a idéia. Amei os potes com pilots e canetinhas. E que cor linda eles têm!



Mesa organizada

Como já disse antes, estou arrumando nosso escritório aqui em casa. Precisava dar uma organizada na mesa, sempre cheia de papéis, contas e muitos potes para lápis e canetas. Como não queria gastar muito dinheiro, resolvi usar produtos de plástico encontrados nos supermercados como organizadores. Comprei três copos para guardar as canetas, marcadores, tesoura e lápis, um mini potinho para os clips e outras miudezas, e um porta-guardanapo para a papelada. Fiquei bem satisfeita. A mesa ficou com outra cara. Esses produtos são bem práticos, baratos, fáceis de limpar e vêm em muitas cores.

Casa florida

Como disse no post Flores em casa, tenho procurado deixar a casa sempre florida. Como flores frescas não duram muito, tive de trocar as antigas, que ficaram murchas, por outras. Estava sem tempo e com preguiça de ir até a floricultura, mas tive sorte e acabei encontrando lindos buquês no supermercado que costumo frequentar. E por um ótimo preço também. Fiquei surpresa, já que costumo encontrar somente vasinhos nos supermercados. Surpresa boa e prática. Pensei que ia voltar para casa apenas com o jantar de hoje, mas acabei trazendo também a alegria de ter flores em casa.




Poltrona colorida

Tenho uma poltrona tipo berger bem fofa que ganhei de minha mãe quando voltei do intercâmbio que fiz há alguns (ok, muitos) anos atrás. Ela já foi forrada de várias cores, hoje é xadrez azul e branco. Tecido que escolhi quando ainda morava no Rio e que não combina nada com o apartamento aqui de Brasília. Por isso, há algum tempo tenho vontade de trocar o forro dela. Não conseguia escolher qual tecido usar: xadrez, listras, flores, liso... Pesquisei muitas revistas de decoração e me encantei com algumas poltronas e sofás que vi. Eram todos forrados com retalhos de tecidos, cada pedaço com um padrão ou estampado diferente. Todos lindos, alegres e charmosos. Como tenho muitas sobras de tecidos guardadas e outros que peguei na casa de minha mãe, decidi arriscar e transformar minha antiga poltroninha. Peguei os tecidos e experimentei na poltrona, colocando um tecido no encosto, outro nas orelhas, um retalho nos braços, e ainda outro no assento, até encontrar o conjunto que queria. Estou ansiosa para o resultado final. Já apressei o estofador e pedi para que o trabalho ficasse pronto "para ontem" (como diria minha mãe). Assim que chegar, mostro a foto aqui. Enquanto isso, vou reorganizar o escritório e mudar os móveis de lugar para deixar tudo pronto para a chegada da nova e colorida poltrona.




Costura

Estou fazendo curso de corte e costura e estou adorando. Sempre quis aprender a costurar, e sei que herdei o gosto por trabalhos manuais de minha mãe. Já aprendi a modelar e cortar saias, fiz duas que ficaram ótimas, com direito a pregas e zíper invisível! Agora meu próximo desafio é a calça social, cujo molde já está cortado em papel pardo esperando a aula da semana que vem. Confesso que não imaginava que seria tão trabalhoso e difícil. É preciso muita prática mesmo. Em breve, ou melhor, quando estiver mais habilidosa com a máquina, vou começar a fazer fofuras para a casa, como almofadas, aventais, jogos americanos, guardanapos e sacolas de compras. Prometo que mostro tudo aqui no blog assim que tiver alguma coisa pronta. Por enquanto, deixo uma pequena amostra dos lindos tecidos que comprei. Ah, e da saia com pregas também.



Imagem: bobbin buzz


Jantar gostoso

Muitas vezes bate aquela preguiça na hora de preparar o jantar. Pelo menos aqui em casa é assim. O que cozinhar? O que estamos com vontade de comer hoje? O que tem na geladeira? Gosto de procurar receitas rápidas e gostosas para cozinhar a noite. Tenho alguns livros de receitas e confesso que costumo testar as receitas mais básicas e aquelas "prontas em até 30 minutos". Por isso, no último domingo, lendo uma receita e outra, decidimos preparar um macarrão com atum. Receita simples, rápida e muito saborosa. Usamos farfalle (você pode usar seu tipo de massa favorito) e cozinhamos a massa de acordo com as instruções da embalagem. Em uma frigideira, colocamos um pouco de azeite, pedaços de pão italiano (ou francês) dormido e algumas folhinhas de orégano fresco. Deixamos fritar um pouco até que o pão absorvesse o azeite e ficasse ligeiramente crocante. Depois acrescentamos um pouco de queijo Parmesão e deixamos cozinhar por alguns minutinhos. Temperamos com sal e pimenta. Então acrescentamos o atum (usamos uma lata de atum em pedaços em óleo). Só isso. Quando a massa ficou pronta, misturamos tudo e pronto. Acho que não preciso nem contar que comemos super bem, a foto abaixo diz tudo.




Flores em casa

Resolvi deixar a casa florida para começar bem a semana. Nada mais relaxante e aconchegante. E cheiroso também. Muito gostoso chegar em nosso doce lar depois de um longo dia de trabalho, abrir a porta e dar de cara com lindas flores decorando o ambiente. Costumo sempre ter vasinhos floridos em casa, mas confesso que um bonito buquê de flores frescas fica mais charmoso. Vale muito a pena visitar o Ceasa ou um mercado de flores, que têm preços bem mais em conta. Você fica feliz com sua compra, economiza um dinheirinho e ainda aprende sobre botânica e jardinagem, já que os vendedores estão sempre dispostos a dar boas dicas de como cuidar de suas plantinhas. De agora em diante vou comprar flores todo final de semana.

Achados da semana

Achados da semana: bonequinhas japonesas Kokeshi garimpadas em uma lojinha de produtos chineses de $1,99. Tudo bem que as bonecas não custaram essa bagatela, mas são bem em conta e também super simpáticas. São 24 modelos de cores diferentes, uma mais fofa do que a outra. Se você estiver atrás de uma dessas bonequinhas, pesquise o preço antes de comprar. Já encontrei as mesmas por mais do que o dobro do preço que paguei. Fique atenta. O outro achado foi o ovo de Páscoa de chocolate ao leite da Nestlé que vem dentro de uma latinha decorada com desenhos vintage. Sei que tenho uma queda por latinhas em geral, muitas vezes comprando produtos só porque vêm em latinhas fofas, mas essa vale a pena. Tenho certeza de que ficará linda em qualquer estilo de cozinha. O difícil foi decidir qual lata trazer para casa, já que eram três modelos diferentes, todos igualmente belos. O único risco que você corre é acabar com o ovo de chocolate muito antes da Páscoa chegar.


Quadrinhos III

Há algum tempo que tenho na cabeça uma idéia para um quadrinho fofo para decorar meu closet. Tinha sempre uma coisa ou outra para fazer, então acabava deixando a idéia de lado. Até que uma noite, depois do jantar, resolvi começar o antigo projeto. Primeiro, pintei uma placa de mdf de lilás. Fiz o molde do vestido (usei o livro Softies) e depois recortei usando feltro e retalhos de tecidos de algodão. Montei e costurei o vestidinho. Recortei um pedaço de tecido de bolinhas para forrar o fundo da placa. Colei. Acrescentei uma fita de renda ao redor do quadrinho como se fosse uma moldura. Por fim, colei o vestido na placa e decorei com pequenos botões. Ficou uma graça. Bem feminino. E a cara do meu closet. Ótima idéia também para quartos infantis. Como o feltro é barato e fácil de se trabalhar, podemos fazer mil e uma fofuras com ele: flores, carrinhos, bichinhos, bonecas, panelinhas, bolinhos...


Porta-guardanapos


Jantar com amigos em casa, algumas garrafas de vinho vazias e rolhas, muitas rolhas. Guardá-las ou não? Fazer um quadrinho? Talvez. Algo mais útil e criativo? Com certeza! Aproveite para fazer porta-guardanapos. Basta ter em casa uma agulha grande e linha. Eu usei linha para ponto de cruz, que é mais grossa e firme do que a linha de costura comum. Pode-se usar também silicone (aquele usado para bijuterias) amarrado em forma de anel, mas dessa forma não dá para fazer o lacinho, que acho super simpático. Passei a linha na agulha, furei a rolha e pronto. Só isso. Super simples. Escolha uma cor de linha ou fitinha que combine com seus guardanapos e toalha de mesa e esteja pronta para receber os elogios.


Faça você mesmo

Um ótimo e divertido projeto de fim de semana: pintar um banquinho de madeira com sua cor favorita. Minha irmã, que também adora se aventurar no mundo da decoração caseira, pintou o dela de vermelho. Ficou lindo! Compre uma lata de tinta, pegue seu pincel e mãos à obra. É ou não é uma boa maneira de começar o sábado?


Lembra-se da postagem sobre os quadrinhos feitos com papel de scrapbook? Hoje, uma querida amiga me deu uma ótima dica de usar esses papéis também como passepartout em molduras. Ela colou fotos suas em um papel para scrap xadrez e depois mandou emoldurar. Não vi o quadrinho, mas tenho certeza de que ficou fofo. O dela foi colocado em quarto de bebê, mas podemos abusar da nossa criatividade na hora de escolher lindos papéis de diferentes estampas para combinar com qualquer ambiente de nossas casas. Aguardo fotos do quadrinho dela (Lu, estou esperando a foto) e de vocês.

Boa dica II

Outra boa dica de limpeza para sua casa: um produto caseiro e não tóxico muito bom para esfregar banheiras e outras louças do banheiro. Misture uma colher de chá de sabão líquido e várias gotas de algum tipo de óleo bactericida (óleo de eucalipto ou alecrim, por exemplo) com uma xícara de bicarbonato de sódio. Acrescente água até formar uma pasta grossa. Lembre-se de usar uma boa escova ou esponja na hora de limpar seu banheiro. E não se esqueça das luvas.