maio 09, 2009

Manual da roupa bem passada

Torne mais rápida e eficiente a cansativa missão de passar calças, camisas, vestidos e cia


Estique bem o tecido para evitar rugas

Estique bem o tecido para evitar rugas
Foto: Dreamstime

Se você torce o nariz todas as vezes que enfrenta a tábua de passar roupa, saiba que existem alguns segredinhos que facilitam a tarefa. Para início de conversa, separe as peças pelos tecidos, obedecendo sempre a temperatura recomendada para cada uma – assinalada na etiqueta. Se não achar indicação, deixe na temperatura mais fria e esquente aos poucos.

Antes de começar o serviço, borrife água com amaciante (leia o rótulo do produto para saber se vale para todos os tipos de pano). Isso ajuda a acabar com aquelas partes mais enrugadas e amassadas. Detalhe: se a roupa for preta, esqueça essa dica! Ah, passe a peça sempre do avesso para evitar manchas. Por último, não encoste jamais o ferro diretamente em bordados, emborrachados, crepe, cetim e linho. Nessas situações, passe com um pano por cima e use temperaturas baixas.

O jeito certo de passar cada roupa:

Calças: Vista-as (literalmente!) na tábua para facilitar. Coloque-as do avesso e comece pelo bolso. Vire-as do lado certo. Deixe as barras para o fim.

Camisas: Abra-as e inicie pelas laterais, onde ficam os botões e as casas. Depois, passe as costas e a parte da frente. Siga para o colarinho – primeiro o lado externo, depois o interno. Vá para os punhos. Assim que esfriar, pendure-a direto no cabide.

Roupas de cama e mesa: Dobre em quatro e estique sobre a mesa. Alise todos os lados.

Roupas íntimas: Assim que recolhê-las do varal, use temperatura média para a lycra e quente para o fundo de algodão. Isso acaba com possíveis bactérias que tenham se acumulado no tecido.


Economize tempo e energia na hora de passar roupas

Economize tempo e energia na hora de passar
Foto: Dreamstime

Se o seu ferro for revestido de teflon, esfregue apenas um pano úmido quando ele já estiver frio. Mas, se não é revestido de teflon, siga os passos:

1. Com o equipamento desligado da tomada, mas ainda quente, passe uma esponja de aço cuidadosamente para não arranhar com o auxílio de um pano - para não queimar a mão.

2. Deixe esfriar.

3. Limpe-o com pano úmido e detergente neutro. Utilize a mistura inclusive na alça do ferro.

4. Seque bem e guarde longe do alcance de crianças.

Se você detesta a tarefa: Procure comprar tecidos que não amassem muito, como a microfibra. Mas se as peças precisam do ferro, não as deixe secar totalmente no varal antes de levar à tábua e recorra aos amaciantes - há dezenas de opções no mercado! E para que as roupas não amassem demais, pendure-as bem esticadas no varal. Se preferir, use um cabide.