maio 09, 2009

Organize a papelada


No meio de tantos papéis fica difícil manter as dívidas e o que já foi pago em dia. Organize-se e dê um basta nessa montanha de folhas


Organize sua papelada

Não dá para passar a vida inteira perdida
entre tantos papéis. Organize-se!
Foto: Divulgação

Não dá para fugir. A papelada faz parte da nossa vida. E temos duas escolhas: largamos os recibos e documentos em qualquer canto e depois passamos um longo tempo procurando por eles ou os guardamos num local pré-definido e gastamos só alguns segundos para encontrá-los. Veja como é simples deixar a papelada em ordem.

Por quanto tempo arquivar:
· Contas de água, luz, telefone, Imposto de Renda, IPTU e IPVA:
por serem consideradas taxas, guarde-as por cinco anos, pois servem como garantia de manutenção dos serviços. Separe os comprovantes por ano e coloque-os em pastinhas com etiquetas.
· Notas fiscais de produtos: arquive por toda vida útil do produto ou pelo menos durante o prazo de garantia.
· Pagamento de aluguel: guarde os recibos por três anos.
· Pagamento de condomínio: armazene durante cinco anos. Para não juntar tanta papelada, peça periodicamente à administradora uma declaração de que não consta nenhum débito pendente.
· Compra de imóvel: os recibos de pagamento das parcelas devem ser arquivados até que a escritura seja registrada no Cartório de Registro de Imóveis.
· Consórcio: guarde o comprovante até que a administradora oficialize a quitação.
· Mensalidade escolar: arquive durante cinco anos.
· Planos de saúde: devem ser guardados por cinco anos.
· Contracheque (holerite): arquive durante cinco anos para possíveis cobranças de direitos trabalhistas.
· Papéis de banco: aqueles que você recebe contendo sua senha pessoal, transcreva-a em um lugar seguro e secreto. Depois, rasgue o documento e jogue no lixo.

Inimigo n.º 1
Na hora de prender os papéis, evite usar clipes - que podem se soltar ou enganchar. Aposte no bom e velho grampeador.


Como organizar:

· Contas a pagar:
reserve um local especial e que fique sempre à vista. Faça duas divisórias: uma com as contas que vencem do dia 10 ao 15 e outra do dia 16 ao 31. Para não esquecer o dia do pagamento, faça um lembrete na agenda ou no celular.
· Contas quitadas: coloque todas as contas pagas em um mesmo lugar. Você ainda pode fazer subseções e guardar em uma divisória as de luz e na outra as de água.
· Documentos da casa: guarde todos os papéis relativos à sua propriedade, como documentos de compra de móveis e a nota fiscal do encanador.
· Membros da família: separe uma pasta para cada pessoa e cole uma etiqueta com o nome. Lá, você deve guardar as coisas pessoais de cada membro da família, como certidão de nascimento e comprovante de cursos.
· Arquivo morto: guarde os papéis que você só usa uma vez ou outra e os que arquiva por segurança.

Onde guardar:
As opções são as mais diversas. Pode ser em caixa de sapato ou de camisa masculina, pastas do tipo sanfona ou de papelão e até mesmo um gaveteiro. Escolha a que melhor se adapta à quantidade de papéis que terá de guardar. E não se esqueça da etiqueta: ela é a sua grande aliada na hora da organização.

Rotina de manutenção:
O principal motivo pelo qual você está arquivando seus papéis é para facilitar o trabalho, certo? Então, nada de arrumar uma vez e depois, quando chegar um novo documento, jogá-lo em qualquer lugar. A cada seis meses, faça uma limpeza geral. Você verá a quantidade de papéis que pode ir para o lixo.