maio 04, 2009

Sabonete em Formato de KIWI



Receita Tiane Fontaine.

Material:
300g de glicerina branca
500g de glicerina transparente
50ml de essência de Kiwi
20ml de extrato glicólico de Limão
30ml de lauril líquido
Corante cosmético Amarelo, Azul e Marrom
Sementes de Colza
Fôrma em esfera nº 6
Fôrma de bolo inglês
Saco plástico transparente
Ralador de legumes
Colher de inox ou espátula de silicone
Faca
Tábua de carne
Medidor
Panela esmaltada
Fogão elétrico
Palito

Modo de Fazer:
1ª Etapa
Pique 300g de glicerina branca em cubos, leve ao fogo na panela esmaltada até derreter. Retire do fogo e acrescente 20 ml de essência de kiwi, 10 ml de lauril líquido. Separe 100 ml de glicerina branca e reserve. Na glicerina que ficou na panela, coloque corante cosmético azul, amarelo e algumas gotas de marrom, até chegar ao tom desejado, mexa bem e despeje na fôrma de bolo inglês. Assim que estiver rígida, retire da forma para a segunda etapa da receita.


2ª Etapa ( montagem da forma):
Com a barra já pronta, pegue o ralador de legumes na parte lisa, retire varias tiras e preencha o fundo da fôrma em esfera com as tiras e vá retirando as rebarbas, moldando a forma. Reserve.

(Atenção – se você tiver a forma de silicone do kiwi, pode pular a primeira e a segunda etapas!)

3ªEtapa
Pique 500g de glicerina transparente em cubos e leve ao fogo na panela esmaltada até derreter. Retire do fogo e acrescente 30 ml de essência de Kiwi, 20ml de lauril líquido, 20ml de extrato glicólico de Limão e o corante cosmético no tom de verde desejado. Mexa para ficar homogêneo. Nessa etapa é muito importante esperar a glicerina baixar sua temperatura, para não derreter o fundo da forma reservada. Assim que a glicerina estiver morna, despeje na fôrma em esfera já preparada, espere esfriar e ficar rígida.
Quando estiver rígida, retire o miolo com a ajuda de uma colher e com a faca, faça vários cortes onde foi retirado o miolo e risque toda sua volta, para que assim a glicerina possa penetrar entre os veios. Com a glicerina branca já reservada e preparada na 1 ª etapa, vamos completar o miolo e em seguida e rapidamente, colocar as sementes de colza em toda volta do miolo com o auxílio de uma colher.
Está pronto o Kiwi.
Estas receita rende 8 Kiwis médios.

Tiane Fontaine / artesã

Sabonetes perfumados com formato de Kiwi

www.cheirodearte.com.br(19) 3825.1593


Imagem: