maio 04, 2009

Sabonetes artesanais que são o máximo!!!





Barrinhas de cenoura - com foto (Peter Paiva)


Material necessário:
· 1 kg de glicerina transparente
· 1kg de glicerina branca
· 40ml de essência de Chocolate
· 40ml de essência de Grape Fruit
· Corante cosmético a base de água nas cores laranja, marrom, turquesa e amarelo.
· 50ml de extrato glicólico de cenoura
· 80 ml de lauril líquido
· 1 panela esmaltada
· Formas retangulares
· Formas de cenoura em acetato ou silicone
· 1 faca sem serra
· Fatiador de legumes
· Saco plástico transparente
· 1 colher de inox comum ou espátula de silicone

Modo de Fazer:
Com a faca pique a base glicerinada branca, coloque na panela esmaltada e leve a fonte de calor, quando a glicerina estiver em estado liquido, retire do fogo,
Para este sabonete você precisará de 250gr de laranja (formas de cenouras), 150 gr de verde escuro (base retângulas), 250gr de verde limão (base retangular), 250gr de branco (base retangular) e 100g de marrom (base retangular) para fazer estas barra você vai precisar de fracionar uma quantidade de cada vez e acrescentar o corante até que ficar com a cor desejada, de preferência, cores vivas, depois de misturado, coloque 10ml de essência para cada cor , mexa novamente, despeje nas formas respectivas e reserve até que solidifique e assim faça todas as bases.
Assim que as barras estiverem secas, corte as bases, verde limão e verde escuro em tiras compridas e em seguida em cubinhos pequenos, a base branca e a base marrom passe no fatiador de legumes para fazer fios de glicerina e reserve.
Após preparar as bases, coloque na forma pré-preparada com o plástico transparente os cubinhos verde limão mesclando com verde escuro cobrindo todo o fundo da forma, em seguida coloque por toda parte ao fios brancos alcançando até a metade da altura da forma, posicione as cenouras de glicerina laranja intercalando entre espaços iguais de aprox. 2cm, em seguida passe os fios de glicerina marrom entre as cenouras e esta pronta a montagem da barra, reserve em um bancada plana e arejada.
Com a faca pique a base glicerinada Transparente em cubos, coloque na panela esmaltada e leve a fonte de calor, quando estiver em estado liquido, retire do fogo.
Acrescente a essência, o extrato e o lauril, misture muito bem para que fique homogêneo e espere esfriar até que fique morno para que não derreta os fios de glicerina que são muito frágeis ao calor da glicerina.
Despeje na forma bem devagar para que não desmanche o que esta preparado, preencha toda a forma e não movimente mais, até esfriar totalmente e solidificar.
Quando estiver pronta, desinforme corte em pedaços e para comercializar não esqueça de embalar com o celofane BOPP e coloque a etiqueta indicativa de segurança.