Luz e sombra
fotos: Tarcisio de Lima
Defina a maçã do rosto
Contorne as laterais
Desenhe o maxilar
fotos: Tarcisio de Lima
Afine o nariz
fotos: Tarcisio de Lima
Dê profundidade à pálpebra
|
Na maquiagem outono-inverno, a pele tem papel fundamental. As novas técnicas de prepará-la se inspiram nos looks dos anos 80. Com a ajuda de pós, cremes e pincéis, faça como a atriz Thais Pacholek: aprenda a esculpir o rosto, afinar os traços e valorizar os pontos que você tem de melhor.
Para desenhar as feições você vai precisar de quatro produtos. Em tons levemente mais escuros (opacos ou acetinados) que o da sua pele, separe: uma sombra; um blush, pó facial ou bronzant; e um corretivo, uma base cremosa ou em stick. Em uma nuance mais clara e cintilante, escolha um iluminador, cremoso ou então em pó. Munida destes itens, parta para o passo-a-passo!
fotos: Tarcisio de Lima
Com corretivo ou base escuros e pincel de base, crie um traço da bochecha à orelha. Com pincel de blush, acrescente pó escuro ou bronzant e esfume.
Aproveite o mesmo pó ou bronzant e o mesmo pincel de blush empregados no esfumado do traço para pincelar a têmpora, perto da raiz do cabelo.
Aplique o bronzant ao longo da linha do maxilar, desenhando delicadamente o contorno do rosto. Use sempre um pincel largo e fofo, de blush ou pó.
fotos: Tarcisio de Lima
Passe o corretivo escuro nas laterais do nariz, da sobrancelha até a ponta. Utilize um pincel pequeno e macio, de sombra. Pincele de leve bronzant por cima.
fotos: Tarcisio de Lima
Desenhe o côncavo com a sombra escura e opaca que faz parte do seu kit (adote o mesmo pincel do passo anterior, limpando bem o corretivo das cerdas).
|
Um pincel de pó serve para dar toques de iluminador acima da maçã. Com um pincel menor, pincele o mesmo cosmético no centro do nariz e sob a sobrancelha.
• Use um pré-makeup, como o Pré-Maquiagem Primer Facial, da Contém 1g (R$ 82, tel. [11] 3660 0378), antes de iniciar a maquiagem.
• Enquanto você não tem muita prática na arte da modelagem facial, passe primeiro sua base habitual em todo o rosto e depois acrescente os tons escuros, como no passo-a-passo. “Quando ficar craque, faça o inverso: aplique primeiro as nuances escuras e depois acrescente a base do tom da sua pele só nas áreas que não foram maquiadas”, aconselha o maquiador Wilson Eliodório, de São Paulo. “Assim se usa menos produto e o efeito fi ca mais leve.”
• Ao dar acabamento, tome o cuidado de fundir bem os dois tons de base para o resultado ficar natural.