maio 06, 2009

Acerte no tom: o significado das cores


Uma pintura diferente na parede já dá um novo ar à decoração da casa. Porém, antes de escolher uma cor, saiba qual é o seu significado


Quem gosta de renovar o visual da casa se encanta com tantas opções de tonalidades disponíveis no mercado atualmente. Contudo, na hora de selecionar uma cor, é importante ficar atento às sensações e aos estímulos despertados por cada uma delas. De acordo com o psicólogo Paulo Félix, vice-presidente da Associação Pró-Cor do Brasil, elas podem conferir ao ambiente um aspecto maior, menor, mais úmido, seco, acolhedor ou repulsivo, entre outras impressões. 'As pessoas normalmente não prestam atenção às cores. Elas ficam em um segundo plano e, assim, influenciam indiretamente a consciência', explica.

Para o especialista, o primeiro passo para quem deseja trocar as cores das paredes dentro de casa é definir quais são as características do ambiente e saber o que você quer proporcionar. A partir daí, fica mais fácil decidir qual é o melhor tom. 'O amarelo evita a impressão de umidade, por exemplo. Ele passa uma sensação de secura, diferentemente do azul, que dá a impressão de um lugar mais frio e refrescante', diz Félix. Além dos aspectos físicos, as cores também estimulam certos tipos de sensações psíquicas. Enquanto o laranja intensifica a energia e a vitalidade, o violeta transmite calma e desperta a criatividade.



O amarelo dá a sensação de alegria, além de deixar o ambiente com um aspecto mais quente e seco; o lilás transmite calma e desperta a criatividade



O SIGNIFICADO DAS CORES

Branco - Pureza. Por ser um tom neutro, combina com qualquer tipo de ambiente e ajuda a ampliar os espaços.


Amarelo - Alegria e prosperidade. É relacionado ao sol. Por ser uma cor quente, traz a sensação de aconchego e secura.


Laranja - Fartura e vigor. Impulsiona a energia e a criatividade e intensifica a impressão de calor.


Vermelho
- Paixão e intensidade. Significa vitória e sensualidade. No entanto, quando em excesso, torna-se um tom agressivo.


Verde - Perspectiva. A cor da esperança, que remete à natureza.


Azul - Tranqüilidade. Transmite calma e favorece o raciocínio e a intuição. Também causa sensação de frescor em ambientes muito quentes.


Violeta - Criatividade. Desperta o intelecto . Em tons mais claros, calma.

Preto - Sofisticação. É uma cor neutra e combina com tudo. Deve ser usado com moderação, pois diminui os ambientes e pode remeter à depressão.



---------------------------------------

fonte: Revista Casa & Jardim

Arranjo de flores para a ceia


Veja como montar um arranjo de flores, elaborado por por Maristella Nicolosi, para a sua mesa. Compre um vaso de vidro (formato para um litro de água), oito rosas tamanho grande (tipo carola), meio maço de gardênia, dois galhos de hipericum e barbante.


Misture as rosas e a gardênia e acrescente os dois galhos de hipericum. Se não encontrar esta variedade de rosa, opte pelas convencionais.


Amarre as plantas com um barbante e certifique-se de que os cabinhos estão arrumados.


Corte os cabinhos até eles ficarem com cerca de 10cm. Isso vai fazer com que eles fiquem em pé no vaso.

Coloque água até a metade e, se quiser conservar o arranjo por mais tempo, pingue cinco gotas de água sanitária na água do vaso.
---------------------------------------

Pouco espaço?

Com truques inteligentes, você aproveita bem os espaços e amplia a casa

As casas estão cada vez menores, é fato. Mas os espaços reduzidos têm lá suas vantagens. Basta saber aproveitá-los. Selecionamos alguns truques excelentes para liberar espaço e tornar aquele cômodo apertado em algo lindo e funcional. Veja a seguir:

Tire os quadros das paredes
Quanto mais limpas, melhor. Se você gosta muito deles, selecione os preferidos (e elimine os demais). Caso opte por modelos pequenininhos, junte-os num canto do cômodo. O ideal é que haja proporção entre o tamanho dos móveis e dos quadros. Ou seja: onde há pouca mobília, deve haver também poucos quadros.

Espalhe ganchos pela casa
Eles não são bonitos. Ok! Mas servem para tirar objetos de cima dos móveis, o que dá ao ambiente um aspecto de amplitude. Isso aumenta o espaço visualmente. Coloque-os dentro do armário, em suas paredes do fundo ou das laterais. Assim, você pendura cintos e bolsas e ainda libera prateleiras, sobrando espaço para colocar as roupas dobradas.

Escolha móveis altos
Quanto maior a área da parede que for ocupada, mais compartimentos disponíveis você terá para armazenar seus objetos. Mas cuidado: não preencha todas as paredes de um mesmo cômodo com móveis, porque eles podem acabar abafando o ambiente. O ideal é escolher sempre duas paredes para ocupar por completo. E as demais podem ficar livres.

Crie subdivisões nos armários
Compre organizadores com gavetinhas e compartimentos. Coloque-os dentro dos armários e gavetas para liberar a superfície dos móveis e, conseqüentemente, ganhar espaço. Você ainda vai encontrar tudo o que for preciso, à medida que necessitar, e aproveitar muito bem cada pedacinho dos seus armários.

Fique de olho na dispensa
Se você for organizada, pode até eliminá-la. Não faça um estoque exagerado de alimentos e produtos de limpeza: compre só o necessário para uns dias para não ocupar espaços sem necessidade.

---------------------------------------

fonte: Abril.com