maio 06, 2009

Árvores de Natal: 10 idéias incríveis, mais a sua!


Toda decoração natalina conta com uma peça central: a árvore de natal, tradicional símbolo desta época. Com o passar dos anos, ela foi se adaptando aos costumes e gostos de cada família e ganhou estilos variados. Para você se inspirar, reunimos 10 idéias incríveis de decoração de árvore de Natal. Já montou a sua ou caprichou na arrumação da casa para as festas?



Tradicional
Todos os anos, o florista Mário de Almeida compra um pinheiro de quase 3 m de altura e o prepara com bolas de vidro, Papais Noéis e mais de 600 lâmpadas. Ele herdou os adornos da família e os preserva com o maior cuidado. No Dia de Reis, 6 de janeiro, a árvore é desmontada, e os enfeites, guardados em caixas até o próximo ano.


Cara Brasileira
O designer Renato Imbroisi queria uma árvore com uma cara bem brasileira e também utilizar uma planta que não precisasse ser descartada depois do Dia de Reis. Por isso, optou pela palmeira-fênix, espécie que se adapta ao ambiente interno. Os enfeites são círculos de piaçava trançada, feitos por um grupo de artesãos do litoral baiano.


Arranjo Contemporâneo
Na proposta das decoradoras Flávia Brito e Rebeca Borin, a árvore verde dá lugar a galhos secos, comprados no Ceagesp, SP, que exibem estrelas e bolas cobertas de espelho. O arranjo, de visual leve e atual, é formado por ramos dispostos dentro de um cachepô espelhado, sobre uma mesa normalmente usada como bar. Ao centro, o menino Jesus.



Romãnzeira Iluminada
A moradora quis frutíferas no quintal e, na decoração de festa, a romãzeira foi a escolhida para receber pedaços de tecidos coloridos, arranjos de lata recortada e lampadinhas. Os retalhos de algodão fazem referência ao jeito de enfeitar a casa para o Natal no interior do Brasil. Além disso, são uma idéia durável: depois de uma chuva, os panos secam ao vento e continuam bonitos. Paisagismo de Naya Retondini Carlos.


Feito a mão
O móbile de anjos, criação de Meire Akamine e André Simmank, faz o papel de árvore de Natal nesta casa. A leveza do arranjo de móbiles evidencia o apreço dos moradores pelo trabalho artesanal. O modelo, com 1,75 m de altura, é feito de papel, madeira e cordão.


Delicadas Flores
Em vez do tradicional pinheiro, um galho seco, que ganha vida com delicadas flores de meia de seda e arame, feitas por um grupo de artesãs do Distrito Federal. A lata de tinta foi recuperada por um funileiro e, em sua borda, ficam palha de buriti e um presépio de biscuit.



Artesanato em Alta
Em Porto Alegre, a designer Heloísa Crocco reúne pequenos tesouros do artesanato para celebrar o fim de ano com um sotaque orgulhosamente brasileiro. Um belo exemplo disso é sua árvore de Natal: um galho de palmeira vindo de Minas Gerais substitui o tradicional pinheiro, e os enfeites são bichinhos e frutas de crochê, feitos por um grupo de artesãs do Distrito Federal.



Estilizadas

O almoço de Natal do banqueteiro Toninho Mariutti é adornado com objetos dos mais diversos, que trazem ao ambiente o espírito natalino. As árvores estilizadas dão um toque de modernidade à tradição, e a guirlanda pendurada junto à janela complementa o visual.



Bolas ou Biscoitos?

Na ceia da chef Heloísa Bacellar, o sabor está até na árvore de Natal: no lugar das bolas, a árvore de metal retorcido ganhou biscoitos de chocolate e castanha.


Natal no Quintal

Em apenas uma tarde, este quintal passou por uma transformação e se tornou um espaço agradável, com deque e pérgula, coberta com um tecido, para a família receber os amigos nas festas de fim de ano. Um cordão do tipo chuva de lâmpadas foi grampeado no madeiramento. Outros cordões, tradicionais, envolvem a palmeira e as duas bolas de luzes azuis. Projeto do paisagista Ricardo Pessuto.