maio 12, 2009

A arte de vestir as janelas


Cortinas fazem parte daquelas coisas que a gente faz quando tudo o mais já está decidido ou feito…o toque final, como dizem. Resolveu a cor das paredes? O estilo da decoração? Os móveis que vão aqui e ali? Então está na hora de pensar nas cortinas…

Além de combinar com sua casa, a cortina tem que dar conta da necessidade ou não de vedação da entrada excessiva de luminosidade. E aí as coisas complicam.

Uma escolha natural são as persianas, pois elas não permitem a entrada dos raios solares, o que protege os móveis e o piso, mas deixam que a claridade chegue no ambiente, tornando-o confortável e aconchegante, além, é claro, de proporcionar privacidade total ao ambiente.

Mas nem sempre dá para instalar persianas ou mesmo com elas você “sente” que a janela precisa ser “vestida”.

Por isso, seguem aqui as dicas da Noura para não errar na hora de escolher:

Antes de definir qual melhor opção de cortinas considere dois aspectos: se a janela que você vai cobrir dá para uma paisagem atrativa e com boa luz ou se é exatamente o contrário, a janela é só para ventilação. Se a vista for bonita, evite cores escuras, que vão esconder a paisagem. Prefira tecidos claros e leves, colocados de tal maneira que possam ser recolhidos nas laterais da janela durante o dia.

Cortinas de tecidos leves, como gaze, não impedem a passagem da luz, não garantem privacidade, mas integram a paisagem externa ao ambiente.

Cortina

Quando houver necessidade de maior privacidade o indicado é complementar uma cortina leve e transparente com persianas rolô ou em madeira, bambu ou lâmina de alumínio, que permitirão reduzir a luz vinda do exterior sem impedir a ventilação.

Num home theater, para impedir completamente a entrada da luz, prefira os tecidos black out, que tem vedação completa.

Se a janela dá para um lugar feio, o tecido deve ser alegre e de cores vivas e, de preferência, de trama grossa, para neutralizar a vista. Dependendo do estilo da sua casa, um linho estampado, um cetim ou um veludo podem ser boas opções.

Cortinas pesadas

Em ambientes pequenos, prefira cores suaves e os tecidos lisos ou com pouquíssima estampa.
Em geral, ambientes com pé direito altos exigem cortinas verticais e longas; os mais baixos ficam melhor com cortina de formatos horizontais.

Em espaços pequenos, a melhor opção são cortinas simples e com tecidos que não pesem muito no ambiente.

Evite utilizar dois tons que farão o ambiente parecer achatado (barrados com cor mais escura e muito verticais por exemplo). Em espaços amplos, de tetos altos, as cortinas poderão ter mais destaque, mas deve ter o caimento reto.

Outra dica importante é que se a cortina não tomar o total da parede é melhor deixar o tecido ultrapassar pelo menos 15 cm de cada lado da janela.

Há diversas opções de modelos para cortinas de tecido:

Franzido com trilho ou com argolas e varão para ambientes mais descontraidos, porque a prega americana ou prega macho dão um ar mais formal.

Lembre de pedir ao tapeceiro para préencolher o tecido quando for à base de algodão. Isso vai evitar a surpresa de você ter uma cortina “pula brejo” na primeira lavagem.

Se optar por tecido de seda é importante forrar com flanela ou algodão para evitar que os raios do sol partam a fibra.

Braçadeiras em metal ou argola auxiliam na hora de prender a cortina aberta. Pode-se improvisar de maneira charmosa com amarrações de cadarços ou fita de gorgorão que ficam fixadas com argolas nas laterais das janelas ou portas de passagem.

Cortinas

Noura van Dijk - http://interiordesign.com.br/