maio 12, 2009

Relaxe no colo da natureza


Cadeira Hugo França
Cadeira de Hugo França

O natural está na moda. E adotar um estilo de vida mais próximo da natureza, valorizando objetos e materiais feitos com elementos simples, como troncos, pedras, peles, conchas, folhas e galhos secos pode ser um exercício bastante criativo de viver mais plenamente nosso lado “bicho”…

Veja os móveis-esculturas de Hugo França, por exemplo. Outro dia, na casa de uns amigos, experimentei sentar em uma daquelas cadeiras-troncos, de madeira superpolida e me surpreendi ao ser acolhida num ninho! A forma perfeita transforma o material bruto, empresta a ele elegância e sofisticação, ou seja, faz nascer o design…e lá vamos nós para o colo da árvore-cadeira!

Na mesma linha, outros artistas, como Pedro Petry e Fernando Rodrigues, o seu Fernando, e, é claro, Frans Krajcberg, o polonês pioneiro que se apaixonou pelas formas da natureza do Brasil, também extraem energia criativa de matérias primas encontradas em estado bruto na natureza.

Vaso de Pedro Petry

Vaso de Pedro Petry

E agora chegam ao Brasil, trazidas pela PuntoLuce, as luminárias francesas da Bleu Nature, uma sociedade de artesãos criada pelo designer francês Frank Lefebvre, em Lille, cidade do norte da França em 1995, focada principalmente na criação de objetos utilitários ou decorativos feitos a partir das madeiras flutuantes, aqueles pedaços de pau porosos, com jeito de “gastos” que a gente nem liga a mínima quando encalham nas praias…Abatjours da Ponto Luce

Abatjour da Puntoluce

Não é só de móveis e objetos de decoração que vivem esses designers da natureza e isso talvez seja sua marca mais característica. Afinal, quem consegue trabalhar com a natureza sem se apaixonar? Hugo França, por exemplo, acaba de “construir” seu quarto banco no Parque do Ibirapuera. Construir está entre aspas porque a idéia do artista é aproveitar as árvores caídas na cidade para criação de mobiliário urbano, bancos, mesas, apoios. Estas peças são colocadas próximas ao local onde as árvores que as originaram caíram ou morreram, para que elas continuem sendo referências locais, ao mesmo tempo em que exercem um novo papel no meio ambiente urbano. O último banco foi instalado no Cachorródromo, ao lado do parque.

Trazer elementos da natureza para dentro de casa e inventar jeitos criativos de utilizá-los não é privilégio de artistas, mesmo quem não é designer pode se inspirar nas formas curvas, orgânicas e quentes da paisagem à nossa volta e encher de calor algum cantinho da casa.
Candelabros Bleu Nature

Candelabro Bleu Nature

BLEU NATURE
NOURA VAN DIJK
PUNTOLUCE
HUGO FRANÇA
PEDRO PETRY