maio 12, 2009

A iluminação e seu apelo estético


Iluminar um ambiente deixou de ser uma busca essencialmente funcional. Com as novidades apresentadas nesse mercado, pode-se explorar os diferentes efeitos dependendo da ocasião e necessidade.

O bom uso da luz pode ser o ponto alto de qualquer ambiente. A combinação de recursos permite criar cenas distintas para atender diferentes necessidades.

Com um simples projeto do acionamento de acendimentos separados é possivel conseguir diferentes efeitos num mesmo ambiente sem trocar um único móvel.


Suite de Casal - Projeto Noura van Dijk

Através da iluminação, as formas nos ambientes são percebidas de diferentes maneiras, com as trocas da luz, evidenciadas ora por ausência, ora por contrastes ou sobreposições criadas através da combinação de diferentes tipos de iluminação.


Projeto arquiteturas de Iluminação - Inês Benevolo e Mônica Luiz Lobo

Para definir-se uma iluminação é preciso ter o layout dos móveis, obras de artes e outros elementos com importância para serem destacados nos ambientes. Com a distribuição dos mesmos, é possivel determinar os pontos de luz e a posição mais adequada para as tomadas.


Projeto arquitetos Henrique Reinach e Mauricio Mendonça

Quando não existe rebaixamente de forro de gesso, o projeto básico de iluminação é formado a partir de uma fonte de luz - ou seja um lustre ou plafon, no centro do ambiente, e luminárias de apoio nas mesas laterais, criados ou mesmo no piso, que servem tanto para dar um foco especial a um determinado móvel, quanto um foco de luz para leitura ou mesmo reforçar a iluminação do teto.

Quando há a possibilidade de rebaixar o forro de gesso a distribuição da luz fica mais equilibrada.

Eficiência das lâmpadas

A eficiência de uma lâmpada é a maneira como ela consome energia elétrica. Nas lâmpadas incandescentes e halógenas, 80% da energia utilizada é transformada em calor e apenas 15% gera luz. Toda esta energia transformada em calor é lançada no ambiente, causando aumento da temperatura e desconforto.

Uma ótima dica é pintar o teto e as paredes internas do ambiente com cores claras, pois estas refletem melhor a luz, diminuindo a necessidade de iluminação artificial, economizando assim energia elétrica.

Estima-se que a iluminação seja responsável por uma pequena parcela do consumo de energia do lar (entre 10% e 20%).

Porém, esta parcela pode ser ainda mais reduzida com a troca das lâmpadas convencionais por lâmpadas de alta tecnologia. Isso sem nenhum prejuízo no nível de iluminação e com uma série de benefícios, como por exemplo: a redução do volume de calor lançado no ambiente e a diminuição da troca de lâmpadas, pois elas além da economia no consumo, têm a vida útil maior que as lâmpadas incandescentes.

Noura van Dijk - www.interiordesign.com.br
Lalampe- www.lalampe.com.br
Lumini -
www.lumini.com.br
Lustres Yamamura -
www.yamamura.com.br