maio 12, 2009

Seu escritório em casa


Um home office pode ser um sonho, tudo a ver com o jeito moderno de viver e de trabalhar, tudo a ver com essa misturança que a gente faz nos nossos cotidianos corridos entre lazer e trabalho. Superconectados 24h, quem sabe onde ou quando estamos trabalhando ou nos divertindo. No epicentro dessa vida multiqualquercoisa, a casa, onde tudo acontece….

Nesse frenesi multimídia, parece difícil encontrar mesmo em casa o sossego necessário para trabalhar, mas com determinação e organização tudo é possível, o importante é perseguir o equilíbrio entre a intimidade da vida pessoal e o excesso de “conexões” do trabalho profissional. É difícil, mas é possível…

O profissional que trabalha em casa convive com todo o movimento do dia a dia doméstico: bagunça de criança, campainha tocando, empregados, animais de estimação, telefone, hora do almoço, entre outras infindáveis interrupções. Daí a regra mais importante: encontrar dentro da sua casa ou apartamento um espaço de trabalho adequado.

O ideal é eleger um local independente, que não interfira no funcionamento da casa e na sua privacidade e que também permita que você receba pessoas de fora.

Lou Ann Bauer
Lou Ann Bauer

Além disso, um home office deve reunir praticidade e conforto, obedecendo os seguintes alguns critérios: harmonia, funcionalidade e aconchego. Ou seja, a decoração deve ser eficiente, mas sem perder o calor.

A escolha do mobiliário depende da atividade do profissional, mas não pode faltar:
mesa, cadeira, notebook ou desktop e uma iluminação adequada.

Quando for escolher o mobiliário procure lembrar de todos os itens relacionados à sua atividade para que tudo seja acomodado de forma prática e que facilite seus movimentos no dia a dia: gaveteiros com rodinhas para guardar pastas suspensas e organizar os documentos.

Noura van Dijk
Noura van Dijk

Judy & Sid Zuber
Judy & Sid Zuber

Outra coisa fundamental é uma estante bem planejada que além de armazenar os livros e o material de apoio, acomode som, TV e as caixas de arquivos do escritório ou da empresa.

Noura van Dijk
Noura van Dijk

Disciplina é essencial para quem trabalha em casa: defina suas horas de trabalho e qual o seu período mais produtivo do dia. Procure sempre organizar a mesa para facilitar o seu trabalho: um notebook e poucos acessórios como um porta-lápis e um telefone, além de bandejas de entrada e saída para os documentos atendem perfeitamente a qualquer profissional.

Um cuidado especial deve ser dado na hora da escolha da cadeira que deve ser muito confortável. Existe uma infinidade de modelos no mercado, com ajustes de altura e de inclinação. Mas se o espaço não for muito grande prefira uma cadeira com espaldar mais baixo, que dá mais leveza ao espaço.

Uma ou duas cadeiras de apoio diante da bancada atendem quem recebe clientes ou fornecedores. Se o espaço permitir inclua um sofá ou poltrona e uma luminária bonita, para a hora da leitura.

A escolha da iluminação também é de extrema importância num ambiente de trabalho, por isso a definição das lâmpadas e luminárias deve ser criteriosa.

A iluminação incandescente é a menos indicada porque esquenta o ambiente e cansa a vista. A melhor opção é a luz fria (lâmpadas fluorescentes) de cor branca. Para a luminária de mesa escolha um modelo com lâmpada PL de tom amarelado.

A bancada, se possível deve estar voltada para a janela para garantir muita luz.
Fios e cabos soltos e emaranhados deixam qualquer lugar com jeito de bagunça. A solução é embuti-los e escondê-los. As empresas especializadas possuem bancadas com canaletas que permitem fixar a fiação toda de modo organizado.

Tomadas acessíveis e planejadas também são essenciais.

Nas janelas, valem as persianas verticais (de alumínio ou madeira) ou os rolôs de tela ou fibra, que filtram e controlam a entrada da luz natural, garantem a privacidade e deixam o ambiente com aquele jeito gostoso que a gente costuma associar a “conforto”.