maio 07, 2009

Baguás - definições


Há muitas escolas de Feng Shui e muitos baguás diferentes. É importante prestar atenção nos desenhos dos trigramas - conjunto de 3 linhas contínuas ou quebradas que compõem o I Ching - e formam os oito lados do baguá com significados distintos. As linhas contínuas representam a energia Yang (masculino) e as linhas quebradas representam a energia Yin (feminino).

Baguá do Céu Anterior
Diz a lenda que os desenhos dos trigramas estavam desenhados no casco de uma tartaruga e representa a ordem primordial do universo e ao momento que antecede a existência material.
Esse baguá é o indicado para ser usado do lado de fora da porta de entrada como talismã de proteção.




Baguá do Céu Posterior

São os mesmos trigramas, mas em posições diferentes representando a ligação dos fenômenos da natureza com os homens, a ciência, a geografia e a vida na terra. Ou seja, a existência.




Baguá da Escola do Chapéu Negro
Os desenhos dos trigramas e suas posições são muito similares ao baguá do céu posterior, mas observem que as linhas dos trigramas estão voltadas para dentro do baguá, estão invertidas e simbolizam que tudo retorna ao seu estado incial. Esse baguá foi criado pelo Professor e Mestre Lin Yun, criador da Escola de Feng Shui do Budismo Tântrico Tibetano do Chapéu Negro.




Existem outros desenhos e diagramas de baguás, mas o post ficaria muito extenso e o tema é muito profundo. Se houver dúvidas, me escrevam. Em breve, falarei dos significados de cada um dos 8 trigramas do baguá. Aguardem...Beijos!