maio 09, 2009

Economize tempo e dinheiro com o congelamento de frutas


FrutasOlá a todas!

Com a comprovação científica de que os alimentos congelados adequadamente mantêm as mesmas propriedades nutritivas das frescas, o congelamento torna-se uma opção muito prática, saudável e até mesmo econômica para os dias atuais, pois podemos adquirir e congelar os alimentos em sua melhor época e consumi-los gradualmente.

O congelamento de alimentos é mais uma facilidade da vida moderna, pois nos auxilia na tarefa de ter refeições prontas em minutos.

O congelamento das frutas pode ser feito das seguintes formas:

Natural
Lave, descasque, retire os caroços e embale em sacos plásticos apropriados para o congelamento.
Tempo de conservação – 4 a 6 meses

Polpa ou Purê
Lave, descasque, retire os caroços e bata no liquidificador. Para as frutas que escurecem, acrescente 1 colher de sopa de suco de limão. Coloque em formas individuais, feche bem e leve ao freezer. Pode ser congelado também em formas de gelo, tendo o cuidado de após a polpa ter endurecido, armazenar em sacos apropriados para congelamento.
Tempo de conservação – 12 meses

Resposta:

Açúcar
Coloque a fruta limpa e seca num recipiente plástico e polvilhe com açúcar, de modo que fiquem totalmente cobertas. Deixe descansar até que a fruta libere o suco e dissolva o açúcar, formando um xarope natural. Tampe o recipiente e leve ao freezer.
Medida base = ½ xícara de chá de açúcar para cada 600g de fruta
Tempo de conservação – 8 a 12 meses

CaldaMorangos
Ferva 1 xícara de chá de água com 1 xícara de chá de açúcar, coloque as frutas num recipiente e cubra-as totalmente com a calda, deixe esfriar, tampe e leve ao freezer. No caso de frutas que escurecem, misturar junto à fruta ½ colher de sopa de suco de limão.
Tempo de conservação – 12 meses

O uso das frutas após o congelamento poderá ser em geléias, purês, vitaminas, doces em calda, sucos, etc.

Todos os processos acima devem ser feitos com a máxima higiene, tanto das mãos quanto dos utensílios, pois sempre que manipulamos qualquer tipo de alimento corremos o risco de contaminá-lo, fazendo assim com que o seu tempo de conservação seja comprometido.