maio 09, 2009

Local de vinagre é na geladeira! Como armazenar adequadamente os alimentos nela? E a limpeza?

Hoje vou falar um pouco desse eletrodoméstico tão comum, presente em 9 de 10 residências, e que tem em cada residência sua função.
Geralmente é utilizado para armazenar e conservar os alimentos, apesar de eu conhecer uma casa onde ela serve para guardar os sapatos.

As geladeiras geralmente apresentam sua parte mais fria nas áreas mais altas, justamente para que o ar frio (mais pesado que o ar quente) desça fazendo sua função de roubar o calor dos alimentos. Ele vai esquentando gradativamente, voltando às partes superiores e sendo resfriado novamente, continuando o ciclo. A temperatura média da geladeira deve ser mantida inferior a 5ºC. Se a temperatura for mantida a 4ºC, os produtos prontos armazenados poderão ser mantidos por até 5 dias.

Portas de geladeira não foram feitas para guardar ovos

Como dispor os alimentos, do ponto mais frio (no alto) para o menos frio (embaixo): inicie com as carnes, abaixo ovos e frios, após, coloque os laticínios e, por último, frutas e hortaliças. Na porta, coloque apenas alimentos de baixa perecibilidade, como mostarda, bebidas, catchup, etc.
Muita gente pensa que a porta da geladeira serve para colocar ovos, cola, pilha, água e bebidas. Não estão totalmente errados no que se refere à água e outras bebidas, mas, com relação aos outros produtos, é preciso cuidado.

O local que mais sofre variações térmicas é justamente a porta. Por isso é o local onde podemos acondicionar apenas aqueles produtos que estavam no estoque seco e que só depois de abertos devem ficar sob refrigeração, como catchups, mostardas, molhos de pimenta, maioneses, bebidas e vinagre. Isso mesmo, local de vinagre é na geladeira, nunca embaixo da pia! O vinagre a temperatura ambiente, com o passar do tempo, forma uns grumos brancos, isto é contaminação microbiológica, ele está estragado, tem que ser mantido sob refrigeração.

E mais, não é indicado retirar os ovos da embalagem original! Isso mesmo, eles devem permanecer naquelas caixas ou bandejas. Quanto menos manipulação melhor; os ovos são perecíveis e, como tal, nunca deveriam ser vendidos fora de refrigeração. Em casa temos que mantê-los em temperatura baixa, nunca fora da geladeira ou em cestinhas aramadas com cabeça de galinha em cima do armário ou da mesa da cozinha.

A pior parte da geladeira em relação à temperatura é justamente a porta! Principalmente aqui no Brasil, onde as pessoas gostam de transformar a geladeira em psicólogo ou em televisão. Abrem e passam horas olhando para dentro sem nada para fazer.

Parece até que a geladeira vai ficar sentida se não dermos atenção a ela. Toda vez que passamos por perto, temos um impulso de abrir, mesmo que tenhamos acabado de comer! Temos que abrir novamente para ver se surgiu alguma coisa nova lá. Até parece que tem um cozinheiro preso dentro da geladeira preparando algum prato irresistível.

As frutas, legumes e verduras devem ser sempre armazenados na parte menos fria, dentro de sacos plásticos transparentes, com uma abertura para passagem do ar. Os alimentos devem ser higienizados após duas horas de refrigeração.

A limpeza da geladeira deve ser feita periódicamente, confira se a borracha que veda a geladeira está em boas condições, se não há alimentos deteriorados e/ou vencidos, se os alimentos estão devidamente acondicionados em potes vedados ou plástico filme, assim você poderá tirar o máximo proveito desse equipamento.

A limpeza da geladeira pode ser feita da seguinte forma: primeiramente, retire todos os produtos e desligue. Lave com água e detergente. Depois, pulverize o interior com uma solução de água com vinagre branco (meio a meio) e limpe com um pano seco.

Para garantir a limpeza, coloque na porta um copo aberto com bicarbonato de sódio. Ao lado, deixe, em outro copinho, uma haste de algodão embebida em baunilha.

Como vêem, são pequenos cuidados que vão garantir a qualidade dos alimentos que você e sua família irão consumir.