maio 09, 2009

Entrar em forma tomando o café da manhã? Qual a composição de cardápio ideal para passar o dia bem?


Quem poderia imaginar que não sair de casa sem tomar o café da manhã se tornaria uma das mais sábias lições maternais? Acreditem, pesquisas comprovam que o hábito de tomar café da manhã ajuda a perder aqueles quilinhos a mais.

Acredito que hoje em dia pouca gente consegue seguir a rotina de sentar-e à mesa e tomar um bom café da manhã todos os dias.

Na prática, a maioria das pessoas costuma fazer uma refeição apressada antes de sair de casa no começo do dia ou até mesmo só beber um cafezinho puro.

Quem sofre com isso é o organismo. Depois de cerca de oito horas de jejum (visto que ninguém come enquanto dorme), o corpo precisa repor as energias. Por isso, todos os especialistas não se cansam de repetir que o café da manhã é a refeição mais importante do dia.
Além de fundamental para a saúde, o hábito de tomar um bom café da manhã – ao contrário do que muita gente imagina – ajuda a lapidar as formas mais facilmente. É isso mesmo. Rejeitar o café pode aumentar o risco de engordar.

Os especialistas fazem coro ao afirmar que a refeição matinal é essencial não só para garantir pique no dia-a-dia, como também para exterminar os quilos a mais.

Ao acordar, o organismo apresenta hipoglicemia moderada, de cerca de 70 mg/dl, quando o normal é 100 mg/dl, o que não gera nenhum sintoma. "No entanto, se os níveis de glicose caem para menos de 55 mg/dl, com o jejum muito prolongado, alguns sintomas podem surgir, como tremores, pessimismo e mal-estar, pois o organismo lança mão dos mecanismos de defesa hormonal para tentar aumentar as taxas de açúcar no sangue", explica a neurologista Maria José Silva Fernandes, professora do departamento de neurologia e neurocirurgia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

Continue lendo nas próximas páginas


Páginas: 1 · 2 · 3