maio 09, 2009

Melhore sua rotina de atividades domésticas comunicando-se melhor.


Manter a casa em ordem é uma missão quase impossível, principalmente quando se tem filhos pequenos e um marido que insiste em deixar tudo jogado pela casa.

Primeiro porque em alguns casos você acaba de arrumar e em seguida já está bagunçado, depois é porque todos acham que ter a casa limpa e arrumada seja uma coisa tão banal que não param para pensar quanto esforço e tempo foram gastos para deixar isso ou aquilo limpo. Só reparam quando está sujo ou bagunçado.

Então é inevitável levantarmos bandeira e buscarmos os serviços de uma empregada doméstica. O que acontece muitas vezes é de não gostarmos da arrumação que ela faz. Isso se deve pelo fato de estarmos acostumadas com o "nosso jeitinho" de arrumar as coisas, por isso considero essencial o bom relacionamento e comunicação, pois são base para qualquer negócio dar certo.

Aprenda a delegar responsabilidades
As contribuições da funcionária são fundamentais para que novos conceitos sejam apreendidos. Dê autonomia a ela. Uma pessoa se sente motivada se puder exercer sua criatividade, tomar decisões, até mesmo errar. Mesmo que a autonomia seja pequena, alguma você deve dar a ela. Só tomando iniciativas ela agregará valor à sua função de funcionária doméstica, ajudando você a pensar no dia a dia da casa.

Comunicação é fundamental
Algumas palavras antes de sair de casa e uma pequena supervisão no serviço da funcionária quando volta do trabalho é fundamental. Alguma explicação extra, uso de check-lists, fotos, revisão de tarefas e outras ferramentas para garantir que o serviço fique do jeito que você deseja é decisivo para que a funcionária se motive.

Ensine com respeito e disponibilidade
Quando você for passar as atividades que sua funcionária deve fazer, demonstre que esta missão é prazerosa para você. Deixe que ela perceba que você está disponível para ajudá-la em suas possíveis dificuldades. Assim ela vai se esforçar para aprender mais rapidamente sua função. Não ficará com medo de errar e ser repreendida.
Sempre é melhor que ela saiba que você sabe fazer o trabalho tanto quanto ela, senão se perde o respeito. Evite situações em que a empregada do lar fique fazendo uma tarefa pelo dia todo, sendo que quem conhece a tarefa, sabe que não poderia demorar mais que três horas, por exemplo.

Veja o lado humano de sua funcionária

Ela tem que saber que pode contar com você para vencer as dificuldades pessoais dela. Você não precisa se tornar íntima da funcionária, mas invista nas relações interpessoais. Dê o melhor de si. Afinal ela freqüenta a sua casa, olha seus filhos, faz sua comida, e provavelmente deve ter até a chave de sua casa.

Lembre-se que todos precisam de reconhecimento
Fale palavras de elogio na frente de outro funcionário ou das pessoas que moram na casa. Ela se sentirá orgulhosa do seu serviço ter sido reconhecido.

Além dessas dicas em relação a empregada do lar, preparei também um check-list de tarefas domésticas para facilitar a rotina de limpeza de sua casa. Já teve gente que se espantou com a quantidade de tarefas que envolvem manter a casa limpa e organizada.

Páginas: 1 · 2 · 3