maio 09, 2009

Truques para ganhar espaço na sua casa.

Percebo que cada vez mais as pessoas vivem em casas e apartamentos pequenos devido aos elevados preços dos imóveis. Isso faz com que o sonho da moradia dos sonhos espaçosa, arejada e bem iluminada caia por água abaixo e então a opção que temos é fechar a compra de uma moradia menor.

Sugestões e idéias criativas para decorar esses pequenos espaços não faltam, afinal o importante é valorizar cada centímetro de nosso lar e torná-lo o lugar mais especial do mundo, afinal é seu.

Mesmo a mais organizada das pessoas tem cada vez mais dificuldade de organizar seus objetos nos apartamentos minúsculos que costumamos ver hoje em dia, então a solução é criar uma área que seja confortável, agradável e ao mesmo tempo organizada, deixando os móveis de modo que ofereça mais espaço, utilizando móveis versáteis e aproveitando bem os limites do local.Sabia que é possível conseguir até 30% de espaços extras em armários e interiores com planejamento, organização e principalmente: criatividade.

A mesa de canto pode ser substituída por um baú, e este mesmo baú pode ser disfarçado de pufe. Forrando sua tampa pode ser utilizado também como assento extra nos dias de festa.

Se sua casa tiver corredor, instale prateleiras para guardar livros e CDs, ou até um bar suspenso para copos e bebidas. Em corredores de acesso ao closet você pode até usar ganchos especiais com espaço extra para objetos.

Para utilizar bem os cantos, pesquise móveis e acessórios com design próprio, geralmente em formato trinagular, pois dessa forma você conseguirá a otimização desse espaço.

Se você mora num sobrado, uma idéia diferente é aproveitar o espaço debaixo da escada. Instale prateleiras ou um armário diferenciado, acompanhado os níveis dos degraus.

Use e abuse das partes internas das portas dos armários de cozinha, guarda-roupa, banheiro e onde mais precisar de espaço. Instale ganchos, suportes e porta-objetos específicos para essa função.

Truques para ganhar mais espaço:

COZINHA
A decoração da cozinha é muito importante em casas e principalmente em apartamentos, se privilegiar a praticidade é possível criar a cozinha perfeita para você.

Procure sempre instalar primeiro os acessórios e equipamentos maiores, mantendo o equilíbrio do ambiente, depois passe para os menores.

Três elementos que sempre devem estar próximos são geladeira, pia e fogão isso evita sujeira e que durante as atividades algo atrapalhe na circulação.

Uma tática que pode ser usada, é dividir a cozinha em três partes, uma para armazenamento, a de preparo e a de cozinhar. Pense qual é a área que você necessita de maior espaço e em seguida divida as demais, assim você organiza o ambiente e economiza espaços que não vão ser usados.

Em relação aos armários é recomendado que eles se estendam do chão até o teto, assim você evita o acúmulo de poeira e ainda ganha espaço para guardar suas coisas.

Para ambientes pequenos como em alguns apartamentos, você pode colocar na sua cozinha uma mesa acoplada à parede ou aos armários que possa ser recolhida após seu uso, desse modo há conforto durante as refeições e espaço nas outras horas.

Em cozinhas é muito comum e extremamente melhor o uso de móveis sob medida, onde é possível aproveitar melhor o espaço.

Durante a decoração da cozinha, lembre-se de reservar um local arejado para os botijões de gás para garantir maior segurança aos moradores no caso de vazamento.

QUARTOS

Faça o truque da ampliação de espaço e luz, aproveite a mágica do espelho e instale-o de forma a duplicar a sensação de luminosidade.

Camas sempre com gavetões, para ganhar ainda mais espaço no quarto.

Beliches, bicama e treliches são boas opções para quem tem filhos e uma hora ou outra recebe amigos para dormir em casa.

Prefira os guarda-roupas com portas de correr, sendo algumas das portas espelhada. Móveis planejados otimizam melhor o espaço do quarto.

As prateleiras, quando houver, devem ser bem estreitas.

As roupas fora de estação ou roupa de cama reserva devem ser guardadas dentro de malas. Para ganhar ainda de 3 a 5 vezes mais espaço na mala, use sacos de fechamento à vácuo que reduz radicalmente o volume das suas roupas, além de protegê-las do pó, umidade e contato com o ar.
BANHEIRO
Espelhos são um excelente recurso para aumentar seu banheiro. Cuidadosa e harmonicamente colocados em algumas paredes eles vão proporcionar a sensação de amplitude, como nos outros cômodos. Há um ganho extra quando se utiliza espelhos - eles interferem na iluminação, refletindo e espalhando a luz, tornando o ambiente mais claro.

Quando o pé-direito do banheiro é baixo, você poderá dar a impressão de que a altura é maior usando a metade da parede de cor diferente, por exemplo. Ou aplicando faixas ou roda mãos horizontais. Entre 90 centímetros e 1,30 metro de altura, no máximo, esses recursos decorativos atraem o olhar das pessoas para eles, tirando a atenção do que está acima deles.

Para banheiros baixos, evite pintar o teto com cor diferente ou fazer detalhes e desenhos na parte de cima. Isso faz com que se perceba logo a real altura do ambiente.

Banheiros pequenos pedem móveis pequenos e em pequena quantidade. Os lavabos devem ser minúsculos com cubas pequenas e dependendo do caso, até sem bancada.

Os vasos sanitários devem ser em caixa acoplada para ocupar menos espaço.

As molduras no piso, tipo pastilhas, cacos de vidro ou cerâmica, sempre delimitam o espaço e o fazem parecer ainda menor. Num banheiro pequeno, evite esses detalhes, ainda que sejam bonitos, pois só valorizam ambientes espaçosos.

Se o orçamento permitir, avalie algumas das opções de reformas estruturais simples como:

Criar um nicho na parede onde você poderá guardar livros ou porta-retratos. É uma alternativa à colocação de uma mesa de canto ou prateleira.

A colocação de portas-sanfona ou de correr podem solucionar um problema de circulação do ambiente, a retirada total de uma porta também pode ajudar muito, por exemplo; talvez a porta entre a sala e a cozinha não seja tão necessária.

A iluminação natural do Sol torna o ambiente mais agradável, assim como a boa circulação do ar. A luz da janela pode refletir nos objetos que ela encontra pelo caminho, como seu sofá, mesas e espelho, por isso a escolha dos materiais dos seus elementos decorativos é importantíssima assim como a cor das paredes. Aquela sala cheia de tecidos pesados como camurça ou veludo oferece um aspecto denso ao ambiente, e são armazéns de pó, ruim pra circulação do ar, essa é diretamente afetada quando elementos decorativos em excesso são implementados, por exemplo: biombos, armários, cristaleiras, entre outros.
O uso de móveis revestidos em couro (que também podem ser sintéticos), são práticos pra limpar e ajudam a refletir a luz.

Os espelhos merecem um capítulo à parte, pois ele oferece características fantásticas para otimizar espaços pequenos. Sua capacidade de aumentar a sensação de espaço, amplitude devido à sua capacidade reflexiva deve ser explorada ao máximo, sendo colocado na parede oposta de uma janela ele vai refletir o que esta do lado de fora, se não houver janela no ambiente o espelho fará a vez desse.

Espalhe suas fontes de iluminação, uma única lâmpada no centro da sala tem a tendência de aproximar as paredes, portanto, coloque abjures, arandelas, luminárias piso-teto nos cantos do ambiente, preferencialmente com o foco de luz voltado para a parede formando desenhos interessantes e tirando o foco do centro.

MÓVEIS MULTI-USO

Economize espaço e dê um ar moderno aos ambientes de sua residência.


Decorar o lar requer mais do que criatividade e bom gosto, é preciso harmonizar os ambientes com móveis e objetos decorativos. Os móveis são peças-chave para a organização do ambiente, por isso, é preciso escolher com cuidado e requinte.


Peças multiuso são úteis principalmente se integrarem capacidade de armazenagem, afinal uma mesa de canto ou de centro que possibilita que você guarde suas revistas em seu interior é um extra que deve ser levado em consideração.

Os móveis multiuso são boas opções de decoração, pois são versáteis e possuem a função de maximizar espaços. Um simples banco de madeira pode ser utilizado como uma mesa de centro, assim como um revisteiro pode virar uma mesa lateral ou um aparador.

De acordo com os decoradores a principal vantagem dos móveis multiuso é a economia de espaço, pois uma banqueta pode servir como acomodação para mais de uma pessoa e também para descanso dos pés, assim como um pufe pode se transformar em mesa e acomodar copos e bandejas.
Um sofá-cama pode transformar rapidamente um escritório em um quarto de hóspedes.

Para quem tem muitas peças e poucos armários, os calçados devem estar lado a lado, mas em direções invertidas, a arrumação pode ainda ser feita por cores, estilos e altura dos saltos.

MOBILIÁRIO
Escolha móveis leves e lisos (sem muitos detalhes), preferencialmente com rodízios (rodinhas) e elementos multiuso.

A escolha deve ser guiada por essas diretrizes e levar em conta que os elementos devem ser pequenos, só opte por um sofá maior se esta opção excluir a colocação de uma poltrona que pesa muito no ambiente. Ao invés da poltrona escolha um pufe, mas não aqueles que parecem um saco de feijão.

Se você tem aquela peça cheia de detalhes, pesada em madeira escura, ou seja, tudo aquilo que não deve ser encontrado em elementos de um ambiente pequeno, uma opção boa é fazer dela a peça central da decoração, o ponto focal.

CORES
A escolha das cores deve ser cuidadosa, geralmente o que se ouve é que o espaço pequeno deve receber cores claras e suaves, e isso é a mais pura VERDADE, no entanto se você pintar todas as paredes de tons clarinhos poderá tornar sua casa um lugar sem graça e pouco aconchegante, por isso escolha uma parede menor, a parede embaixo da janela ou mesmo um canto da sala e aplique cores mais fortes e vibrantes. A parede de fundo na sala de jantar pintada de vermelho escuro ou vinho vai conferir mais aconchego ao ambiente.

Bem, espero que as dicas ajudem você a ganhar espaço em casa, para de repente usar algo que fica guardado dentro de algum armário, porque a casa não tem espaço. Você pensa que isso também não acontece comigo?

Beijos e até a próxima!


Leia mais
Equipamentos de limpeza: acerte na escolha e facilite a sua vida
Dicas para manter cada parte de seu banheiro em perfeitas condições de limpeza
Aprenda a higienizar corretamente o galão de água de 10 ou 20 litros para que a água que você bebe não tenha a sujeira
Como devemos separar as roupas de casa na hora da lavagem

Páginas: 1 · 2 · 3 · 4 · 5 · 6