maio 09, 2009

Alimentação saudável, quanto mais colorida melhor

Nós que somos responsáveis por boa parte da alimentação consumida pela nossa família, temos que preparar o cardápio das refeições de forma que sejam o mais saudável e equilibrada possível. Para isso é preciso compor refeições com alimentos bastante diversificados.

Não é de hoje que ouvimos, diversificar as cores do seu prato é importante para garantir uma alimentação balanceada e rica em nutrientes, ou seja, um prato de comida saudável tem que ser bem colorido. Não apenas pela questão óbvia de que, quanto mais cores, maior a variedade de legumes, verduras e grãos ingeridos, mas porque cada grupo de cores possui nutrientes diferentes e necessários para o bom funcionamento do organismo. Se você só gosta de um tipo de verdura, é bom começar a variar. “As folhas verdes, por exemplo, são riquíssimas em ferro, mas se comer só isso também pode causar alguns problemas, pois a pessoa pode criar deficiências nutricionais”, explica o nutricionista Paulo Brito.

E as crianças então, que só querem comer batata frita e sanduíche? Sei que não é fácil mudar de hábito alimentar, mas com essa onda de obesidade infantil, temos que tomar as rédeas da situação e escolher o que é melhor para nossos filhos, afinal quem quer amanhã ter seu filho diabético, às vezes até sofrendo na escola na fase de adaptação? Sei que nenhuma mãe deseja que isso aconteça. Acredito que com tato e persistência as crianças se habituam a comer direito, mas isso têm que partir dos pais, afinal não adianta querer implantar um sistema onde o pai ou a mãe não o seguem.

Página 1 - Alimentação saudável, quanto mais colorida melhor.
Página 2 - Benefício das cores nos alimentos.
Página 3 - Classificação de frutas, verduras e legumes por cores.