junho 07, 2009

http://casaejardim.globo.com/edic/649/jardins_04.jpg

[Doce de abóbora com nozes]

null
Aqui na versão bolachinha+brie

Essa receita nos chegou por e-mail, e foi enviada pela comadre Susana, láááááááá de Portugal. Parece incrível. Testando, testando...

Aqui em Portugal utilizamos a chamada abóbora-menina, não sei se aí também tem esse nome. È uma abóbora com uma cor bem laranjinha e bastante "polpuda".

Ingredientes:
-1 kg abóbora amarela descascada e limpa de sementes
-1 kg de açucar (eu uso +/- 700 gr mas o doce fica mais liquido)
-2 laranjas
-1 pau de canela
-50 gr miolo de noz ou amendoa

Depois de bem limpa de pevides e filamentos, parta a abóbora em pequenos cubos e deite-os numa tigela grande de louça ou vidro.
Adicione-lhes o açucar e mistures com uma colher de pau. Lave bem as laranjas e corte-as em rodelas. Junte-as á abóbora. Deixe ficar de infusão de um dia para o outro, mexendo de vez em quando para dissolver bem o açucar.
No dia seguinte, coloque um passador de rede grande sobre a panela em que vai fazer o doce, e coe a mistura de forma a que só a calda que se formou fique na panela. Leve esta calda ao lume, juntamente com o pau de canela e deixe ferver até começar a ganhar ponto leve.
Entretanto, retire as rodelas de laranja, depois de as espremer levemente sobre a abóbora, que deve introduzir na calda fervente. Deixe cozer sobre lume brando, até a abóbora estar macia e ter adquirido a consistencia de compota. Retire o pau de canela e pode, então juntar algumas nozes ou amnedoas cortadas aos bocadinhos. Deite o dece em frascos e tape-os enquanto o doce ainda está quente (eu esterilizo os francos em agua fervente durante 10 min., encho-os com o doce acabado de fazer, fecho e mantenho os frascos de pernas para o ar durante +/- 24 h).
Pode também bater o doce com a varinha magica (eu faço sempre)de forma a obter um doce macio.

Òptimo para barrar em bolachinhas e tostas, mas eu prefiro mesmo é sobre uma fatia generosa de queijo da serra (amanetigado) ou queijo brie, ou ainda requeijão, e umas bolachinas de agua e sal, hummm...


Manjar de café com chocolate

Ingredientes:
  • creme
    • 3 gemas
    • 3 xícaras (chá) de leite
    • 1 xícara (chá) de café em infusão bem forte
    • 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
    • 10 colheres (sopa) de maisena
  • cobertura
    • 1/2 xícara (chá) de açúcar
    • 5 colheres (sopa) de chocolate em pó
    • 1 colher (sopa) de margarina
    • 2 colheres (sopa) de leite


Preparação:
  • Creme:
    • Peneire as gemas sobre o copo do liquidificador. Junte o leite, o café, o açúcar e a maisena. Bata até obter uma mistura homogênea e despeje numa panela. Leve ao fogo e cozinhe, sem parar de mexer, por 15 minutos, ou até obter um creme encorpado. Retire do fogo e deixe amornar por 15 minutos. Distribua o creme em 8 taças, com capacidade para 200 ml cada uma, e leve à geladeira por 2 horas, ou até ficar firme.
  • Cobertura:
    • Leve ao fogo uma panela com o açúcar, o chocolate, a margarina e o leite. Cozinhe, sem parar de mexer, até obter uma calda encorpada. Retire do fogo, deixe amornar e leve para gelar.
  • Sirva o manjar de café com a calda de chocolate. Se preferir, decore com raspas de chocolate ou com folhas de hortelã.


Como desidratar flores

Existem várias técnicas. Deve-se escolher a mais adequada para a flor e o resultado desejado.

Dicas gerais:

Os tempos de secagem variam de acordo com as plantas usadas.
É melhor cortar as flores que serão desidratadas antes de desabrocharem completamente, pois elas continuam a abrir enquanto secam.
Colha as flores em um dia seco, depois que o orvalho da manhã tiver secado. Escolha flores sadias e descarte as folhas ou pétalas secas.
Se não for secar ao natural, corte os cabos das flores. Se pretende usar em arranjos, deixe aproximadamente 3 cm e depois de secas use arame e fita de florista para criar os cabos.
Para desidratar um buquê inteiro é necessário que todas as plantas usadas possam ser desidratadas com o mesmo método. Em geral usa-se a silicagel. Se não for possível, fotografe o buquê, desmonte-o, seque as flores individualmente e torne a fazer a montagem guiando-se pela foto.
Se você pretende desidratar seu buquê de noiva pense na possibilidade de encomendar dois iguais, um para ser desidratado e outro para jogar para as convidadas. Também é interessante fazer um teste, algumas semanas antes, com um buquê semelhante para avaliar os resultados.
A silicagel pode ser reaproveitada. Basta retirar a umidade usando o forno convencional.
Se usar a técnica da areia ela deve ser bem fina, limpa, seca e sem sal. Passe por uma peneira, lave bem, seque ao ar livre e retire o excesso de umidade aquecendo no forno convencional.
Se desejar, após desidratar, passe uma camada fina de verniz spray para evitar que as flores absorvam a umidade do ar.
Guarde as flores em sacos plásticos ou recipientes bem fechados até a hora de usar em seus arranjos.

MÉTODOS

Ao ar livre
É o mais simples mas as cores são alteradas. Demora de uma a duas semanas, de acordo com a umidade das flores e do local. Remova as folhas da extremidade do cabo, faça pequenos maços e pendure de cabeça para baixo em um local seco (sótão ou armário). Evite colocar no porão, varandas ou garagens. Não encoste o maço na parede.
Para rosas, corte o cabo e cuidadosamente passe um arame de florista pelo centro de cada flor. Pendure de cabeça para baixo usando o arame e deixando um espaço entre as flores.

Glicerina
O método consiste em substituir a água existente na planta pela glicerina. Demora aproximadamente 3 semanas.
A planta deve estar bem hidratada e sadia. É excelente para folhagens como o eucalipto. Use duas partes de água e uma de glicerina. Para facilitar a mistura e absorção use água morna.
Se for usar apenas folhas elas devem ser totalmente submersas na solução. Se usar galhos, amasse a ponta para facilitar a absorção e mergulhe a parte inferior no líquido.
Após retirar da solução corte a parte que ficou mergulhada no líquido e pendure de cabeça para baixo por alguns dias para garantir que a glicerina chegue até as extremidades. A mistura de glicerina pode ser reutilizada várias vezes. Se desejar, acrescente corante de alimento na solução.

Prensagem
Muito fácil, usado em geral para flores e plantas que serão coladas em cartões ou quadros pois elas ficam "chatas". Demora de duas a quatro semanas.
Coloque as flores entre folhas de papel absorvente (jornal, lista telefônica antiga) formando um "sanduíche". Coloque o conjunto entre duas madeiras planas e um peso no topo.

Areia ou bórax
Corte o cabo da flor. Coloque uma camada de 2 a 4 cm de areia no fundo do recipiente e faça uma depressão, coloque a flor com o cabo para baixo (rosas) ou para cima (margaridas) e faça uma ligeira pressão com a areia em volta para firmar a flor no lugar.
Com a mão ou com uma colher, preencha delicadamente os espaços entre as pétalas com a mistura, começando pelas mais externas e mantendo a forma original.
Cubra toda a flor. Coloque o recipiente aberto em local quente e seco por aproximadamente 2 semanas.
No lugar da areia pode ser usado também uma parte de bórax e uma de fubá acrescentando-se 3 colheres de sopa de sal sem iodo para cada xícara da mistura. Flores secas com areia ficam muito frágeis, cuidado ao manusear. Use um pincel e delicadamente retire a areia que ficar nos vãos das pétalas.

Silicagel
Proceda como a técnica da areia, cubra toda a flor e use um recipiente que possa ser hermeticamente fechado (tipo Tupperware).
Vede com fita crepe ou coloque a vasilha dentro de um saco plástico, retire o ar do saco e lacre. A umidade da flor é absorvida rapidamente preservando as cores melhor que qualquer outro método. A maioria das flores seca em 36 a 48 horas.
A silicagel é um produto químico utilizado para retirar a umidade de ambientes e objetos. Tem a aparência do sal grosso e muitas vezes pode ser encontrada em lojas de material fotográfico. Pode ser reaproveitada, bastando aquecê-la no forno baixo para retirar a umidade. Deve ser guardada em embalagem hermética.

Parafina
Use flores frescas. Derreta a parafina, segure uma flor por vez pelo cabo e delicadamente mergulhe na parafina.
Retire, sacuda gentilmente para tirar o excesso de cera e coloque na geladeira para endurecer.


Flan de chocolate com calda de hortelã


Ingredients:
  • Flan
    • 2 envelopes de gelatina em pó incolor e sem sabor
    • 1 xícara (chá) de leite desnatado
    • 2 xícaras (chá) de achocolatado light pronto para beber
    • 2 colheres (sopa) de chocolate em pó diet
    • 1 colher (sopa) de adoçante dietético em pó forno e fogão
  • Calda de hortelã
    • folhas de 8 ramos de hortelã
      picadas
    • 2 colheres (sopa) de adoçante dietético em pó forno e fogão
    • 1 colher (sopa) de licor de menta
    • 2 colheres (sopa) de calda light de chocolate para decorar


Directions:
  • Flan:
    • coloque numa panela a gelatina e 10 colheres (sopa) de água. Deixe hidratar por 5 minutos e, em seguida, leve ao fogo baixo por 1 minuto, ou até dissolver completamente. Retire do fogo, despeje no liquidificador e junte o leite, o achocolatado, o chocolate em pó e o adoçante. Bata por 30 segundos, ou até ficar homogêneo. Umedeça 6 fôrmas, com capacidade para 200 ml cada uma, e despeje a mistura. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por 2 horas, ou até o flã ficar firme.

  • Calda de hortelã:
    • coloque numa panela a hortelã, 1/2 xícara (chá) de água, o adoçante e o licor de menta. Leve ao fogo e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 10 minutos, ou até obter uma calda. Retire do fogo e deixe esfriar. No momento de servir, desenforme os flãs. Grafite os pratos com a calda light de chocolate, distribua os flãs, regue com a calda e decore com folhas de hortelã.


Dicas: Calda light de chocolate - coloque numa panela 1 xícara (chá) de leite evaporado, 4 colheres (sopa) de chocolate em pó diet e 2 colheres (chá) de essência de baunilha. Leve ao fogo e cozinhe, sem parar de mexer, por 7 minutos, ou até encorpar. Retire do fogo. Rende 16 colheres de sopa com 34 calorias cada uma.