maio 09, 2009

Como organizar um churrasco para seus amigos e familiares? Não erre na conta!


Nada melhor que um bom churrasco para reunir os amigos e familiares, mas para isso é preciso escolher e preparar as carnes com cuidado para que a reunião só traga boas recordações.

Em relação à quantidade de carne, recomenda-se de 400 a 600 gramas de carne para adultos e 300 gramas para crianças. Considere que além da carne seus convidados consumirão os acompanhamentos e aperitivos.

Os tipos de carne bovina mais comumente utilizados na realização do churrasco são: picanha, maminha, fraldinha, costela, cupim, alcatra e contra-filé. Independente da carne, o melhor tempero é o sal grosso.

Para melhores resultados, toda carne deve ficar por cerca de 1 hora em temperatura ambiente e ser temperada minutos antes de ir à churrasqueira.

A carne não deve ser lavada, pois a água irá endurecê-la.

Resolvida a questão da carne, preocupe-se com a bebida, defina se haverá alcoólicos ou se ficarão somente no refrigerante. Verifique como as bebidas serão refrigeradas.

Os acompanhamentos mais utilizados são: farofa, saladas, vinagrete, arroz, aperitivos, pão de alho e mandioca cozida.

Quanto a sobremesa, geralmente as frutas são boas opções, pois elas tem enzimas que quebram as moléculas da carne e da gordura, facilitando a digestão.

Existe no mercado uma série de churrasqueiras, como as de alvenaria, inox ou metálicas; escolha a que melhor se adequar a seu espaço e bolso. Afinal, o importante é que sejam fechadas nas laterais e na parte de trás, para evitar a dispersão do calor.

Para conseguir um bom braseiro recomendo adquirir carvão vegetal em pedaços grandes e certifique-se de que estejam totalmente secos. Forre o fundo da churrasqueira com o carvão, utilize o álcool em gel e acenda o fogo cuidadosamente.

A carne só deve ser levada à churrasqueira após o carvão estar em brasa.

A brasa deve ser centralizada, as laterais devem ser usadas para abastecimento e as cinzas usadas na contenção das labaredas.

Agora é só torcer para não chover, que a diversão está garantida.

Ah, e se beber alcoólicos, não dirija. Isso vale inclusive para a aparente inofensiva cervejinha.

Quero aproveitar para indicar uma loja especializada em linguiças e completementos para churrasco: o Rei da Linguiça.