maio 09, 2009

Fuja do churrasco ou macarronada nas festas em casa com criatividade. Veja as dicas do que servir.

Almoço em família, reunião de amigos, aniversário (seu, de casamento, dos filhos). Sempre há um bom motivo para receber pessoas em nossa casa – e esses eventos trazem vida à rotina.

Para variar do churrasco ou macarronada, vale investir um pouquinho de tempo em comidas criativas, nos ingredientes e apresentação. O chamado finger food é a alternativa ideal. A proposta é oferecer aos convidados pequenas porções, para comer com as mãos. Este tipo de serviço está na moda, é sofisticado, e, se bem planejado, dispensa o uso de uma grande quantidade de louça (nada como diminuir o volume para lavar). Além de tudo, finger food é interessante para ocasiões nas quais o número de pessoas é maior que o espaço da mesa de jantar.

Não se preocupe, o preparo não precisa ser complicado nem muito caro. Selecionei algumas sugestões, possíveis de serem adaptadas. Confira nas próximas páginas.

Para servir em bandejas:

Pêra com queijo gorgonzola e mel
Monte canapés com a fatia da fruta, um pouco de mel e pedaço do queijo por cima.

Mozzarela de búfala com tomate, tomate seco e azeitona portuguesa
Prefira as bolinhas pequenas do queijo. Corte-as no meio e recheie com um pedaço pequeno de cada um dos ingredientes. Monte uma travessa variada, polvilhe orégano ou coloque folhas de manjericão. Finalize com um fio de azeite por cima.

Enroladinho de abobrinha com ricota e nozes
Corte a abobrinha em tiras finas no sentido do comprimento. Grelhe rapidamente no azeite com um pouco de sal. Misture a ricota com cream cheese ou requeijão e acrescente nozes picadas. Coloque uma colher de sobremesa em cada fatia de abobrinha e enrole. Prenda como palito. Variações possíveis: Utilizar queijo de cabra e pimenta rosa.

Cubos de carne ou frango com molhos variados

Tempere com sal e pimenta do reino e frite em azeite até a carne cozinhar. Monte em palitinhos e sirva em torno de potes com molhos de mostarda, maionese e agridoce (pode ser barbecue). É possível colocar uma fruta grelhada, também em cubos, como guarnição – indico o abacaxi.

Bruschettas

Corte fatias de pão italiano ao meio. Acrescente uma porção da mistura de tomates maduros em cubinhos e alho bem picado (um dente para cada dois tomates). Regue com azeite e coloque sal a gosto. Se preferir quente, deixe tostar brevemente no forno e sirva com folhas de manjericão fresco em cima. É possível gratinar com mozzarela ou adicionar berinjela refogada.

Para servir em copinhos (use descartáveis, de plástico transparente):

Shimeji
Refogue os cogumelos com manteiga, cebola em tiras, shoyu e um pouco de saquê e sirva com cebolinha picada por cima.

Salada colorida
Rale cenoura, salsão e repolho roxo. Misture com cebola picada e uvas passas, tempere com azeite e sal a gosto.

Salada de macarrão
Prática, rende bastante e pode ser preparada com antecedência. Cozinhe o macarrão (parafuso ou penne) até ficar "al dente". Misture com maionese (3 colheres de sopa para cada pacote), champignon, peito de frango em cubos, azeitonas verdes e palmito fatiados.

Ceviche
Fatie filés de pescada branca ou tainha e deixe marinando por duas horas em suco de limão com cebola picada (pode ser roxa), sal, um pouco de shoyu e pimenta dedo de moça fatiada. Sirva com um pedaço de batata doce cozida em cada porção.

Gaspacho
Bata no liquidificador 8 tomates sem pele e sem sementes, um pimentão vermelho sem pele, um dente de alho, ½ cebola, uma beterraba já cozida, suco de meio limão e duas xícaras de pão amolecido em água. Adicione sal e pimenta a gosto e cerca de 1 xícara de água gelada – ou até obter consistência cremosa. Deixe na geladeira por seis horas e sirva com pedras de gelo e pepino em tirinhas.

Dica: Cubra a mesa, que servirá de apoio para as porções, com uma toalha branca e outra, menor, colorida. Velas baixas e guardanapos combinando, assim como um arranjo simples de flores, dão charme ao evento sem gastar muito.


Texto da colaboradora Júlia Reis. Jornalista, são-paulina, vaidosa e comilona. Escreve o blog Boa de Garfo e é autora do livro Elas à Mesa - 10 mulheres no comando de cozinhas em São Paulo.