junho 07, 2009

Fios de Ovos

Fios de Ovos

Aqui está a receita de como fazer Fios de Ovos.

Embora já encontrem á venda nos supermercados, nos hipers e até mesmo nas pastelarias,eu prefiro fazer em casa.
Ao início,pode parecer complicado,mas depois de fazer a 1ª vez,torna-se fácil.
A receita que aqui coloco,rendeu ± 200 gr de fios de ovos,esse montão ,que está no prato.
Espero que gostem!!!






INGREDIENTES :

  • 1 Ovo Inteiro
  • 10 Gemas
  • 1 kg de Açúcar
  • 0,5 l de Água ( 500 ml)

Coloque as gemas e o ovo inteiro ,num passador de rede ou peneira e com a ajuda de um garfo,mexendo (só uma vez por outra) ao leve;muito suavemente deixe escorrer,para uma taça.Deste modo,não vai a película dos ovos que é o que dá mau sabor .
Entretanto ,coloque a água e o açúcar ,num tacho largo e leve ao lume.Deixe ferver por 8 minutos.Retire as impurezas que aparecem em cima,com uma escumadeira.

Verta o preparado dos ovos numa caneca ou funil próprios para fazer os fios de ovos.
Ao lado do tacho,coloque uma taça com um pouco de água, gelo e um outro passador de rede.Quando a calda estiver pronta,adicione um pouco (1 ou 2 conchas da sopa)da calda na água.Não deve ficar muito doce,mas como vai molhar aí os fios prontos,é para eles não perderem o sabor docinho.



<
Passados os 8 minutos da calda e mantendo o açúcar a ferver no centro (coloque o lume no mínimo),deixe cair fios,movendo sempre o funil em círculos.








Não coloque muitos ,faça pouco de cada vez,pelo menos até ter prática.









Deixe ferver ± uns 30 a 40 segundos,dê uma mexidinha com um garfo e com a ajuda de uma escumadeira retire-os,escorra e coloque-os no passador de rede,mergulhe-os por alguns segundos na água,mexendo com o garfo ,para que se soltem.






Retire e deixe-os escorrer noutro passador de rede.
Vá repetindo esta operação,até terminar o preparado de ovos.
Entre cada operação que fizer,vá borrifando a calda com água e uma vez por outra,adicione mais um pouco de água,porque a calda vai ficando grossa e não convém.




Et voilá!!!!






Depois coloque-os numa taça e guarde-os no frigorífico.Duram bastante tempo,não sei quanto,porque aqui em casa,não ficam "a dar sopa" por muito...rss!!!!

A calda que sobrar,se quiser guardá-la,passe-a por um passador,ferva-a e guarde para fazer mais fios de ovos,porque segundo dizem,os fios preparados nas caldas "cansadas" são os melhores.
Eu não guardo,porque só faço fios de ovos,quando preciso em alturas de festas!!!
A 1ª vez pode ser complicado,mas logo-logo,torna-se fácil.Demorei uns 40 minutos,que foi o tempo de cozer o pão-de- que eu tinha no forno...rsss!!!

A distância entre o funil e a calda depende do fio de ovos que quiser.Se quiser fios fininhos,afaste bem e se os quiser grossos,coloque-os perto.


Fios de Ovos

Duas receitas, uma com açúcar cristal e a outra com açúcar refinado, escolha a sua. O preparo é o mesmo:
1 - Ingredientes:
30 gemas
2 colheres (de sopa) de baunilha
1 kg de açúcar cristal
3 xícaras de água

Preparo:
  • Quebre os ovos tirando só as gemas, passe por uma peneira de nylon para tirar completamente as membranas das gemas.
  • Acrescente a baunilha.
  • Leve o açúcar e a água ao fogo e mexa até que o açúcar dissolva e prepare a calda.
  • Deixe cozinhar até o ponto de fio.
  • Teste colocando uma gota entre os dedos polegar e indicador; se o fio se formar está pronto, ou quando ficar toda coberta de bolhas.
  • Com um funil apropriado de 1 ou 3 bicos (ou saco de confeitar), girando junto a borda da panela com cuidado e não muito rápido para que os fios saiam iguais, vá colocando as gemas sobre a calda fervente já em ponto de fio.
  • Retire os fios de ovos da panela usando dois garfos e vá colocando as meadas em uma peneira de taquara molhada em água fria, molhe com um pouco de água com baunilha ou água de flor de laranjeira.
  • Deixe esfriar um pouco e coloque as meadas nas bordas da peneira até esfriar totalmente
  • Antes de fazer novos fios, deixe a calda levantar fervura novamente.
  • Quando a calda for ficando muito grossa, junte um pouco de água.
  • Depois que os fios estiverem prontos, abra as meadas, com auxílio de dois garfos ou sacudindo, mas não deixando quebrar, e coloque em prato transparente.
  • Se desejar, umedeça com um pouco de calda.
Dica:
  • Quando tiver feito uma certa quantidade de fios, a calda começa a engrossar; use água quente e a calda que sai debaixo da peneira onde escorrem os fios.
  • A grossura e continuidade dos fios dependem da velocidade com que fazemos os círculos colocando as gemas na calda.
    Quanto mais rápido, mais fino os fios e mais possibilidade deles se quebrarem, quanto mais lento, mais grossos os fios.
    Aos poucos conseguimos equilíbrar esse processo.
  • Essa receita também é chamada de fio de ovos.


    2 - Ingredientes:
750 g de açúcar refinado
1 litro de água
36 gemas passadas pela peneira
1 colher sopa de essência de baunilha
1 colher sobremesa de essência de rum
Água gelada (o suficiente)

Preparo:
Como na receita acima.




Há muuuuuuito tempo que ensaio prepará-los. ADORO quindim, quindão, doce de ovos, ovos moles, fios de ovos, cocada mole, baba de moça ... OK, acho que entenderam, adoro doces a base de ovos e coco.
O quindim é um doce típico brasileiro. Gemas, açúcar e coco. Somente 3 ingredientes e o resultado é – aqui vou plagiar meu pai: alucinante!: a parte de cima do docinho é cremosa, bem brilhante, derrete na boca; o coco fica concentrado na metade de baixo, bem úmido, levemente crocante...
Ah, sobre ‘alucinante’: meu pai, quando achava que um prato, um vinho, um queijo, era delicioso, fantástico, o adjetivo máximo para ele era ‘alucinante’.




Esta receita de quindim é da União, que tenho desde sempre, e foi ratificada por e-mail quando eu solicitei uma sugestão de quindim com coco fresco... prefiro estes, com coco seco, é 100% garantido, já preparei algumas vezes, e é sempre delicioso, perfeito.
.
.
Não há truques, dicas especias, nem informações confidenciais para prepará-los. Basta seguir o modo de preparo e pronto: Quindins fantásticos!!
.
.
E para hoje, resolvi prepará-los miudinhos, elegantes, afinal, ele será o convidado de uma festa, quiçá de um casamento!
E já que são pequenos, pode-se repetir, né não?!!


Rende 20 quindins, utilizando-se forminha de 50ml cada.
Preparei estes em forminhas menores, de 25ml cada.

500g de açúcar granulado, especial para caldas, ou refinado branco
350 ml de água filtrada
20g de manteiga sem sal
100g de coco ralado seco
175ml de água quente
16 gemas passadas pela peneira (cerca de 250ml)

Manteiga para untar
açúcar para polvilhar


Ferva o açúcar com a água, até obter uma calda em ponto de fio grosso (103,5ºC). Junte a manteiga e deixe esfriar.
Acrescente o coco previamente hidratado com a água quente e as gemas, misturando bem.
Deixe descansar por 3 horas, no mínimo.
Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Prepare uma forma para assar os quindins em banho-maria: coloque um pano de algodão no fundo da assadeira. Coloque água para ferver.
Unte muito bem as forminhas com manteiga. Polvilhe açúcar, retirando somente o excesso, sem bater, só chacoalhando.
Divida a massa entre as forminhas preparadas.
Coloque as forminhas na assadeira preparada e coloque-a no forno; com muito cuidado, coloque água quente na assadeira, de forma que a água atinja somente metade da altura dos quindins. Feche a porta do forno e deixe assar por cerca de 40-45 minutos, até começar a dourar. Cuide para que não falte água no banho-maria!
Para forminhas maiores, de cerca de 50ml, o tempo de forno sobe para 50 minutos.
Tire a assadeira do forno e as forminhas do banho-maria; desenforme os quindins morninhos, nem quente, nem frio: com a ajuda de uma faquinha com ponta, destaque as laterais, aonde o coco está grudadinho. Não afunde a faca, é somente 0,1 cm de profundidade - só um cisquinho.... Vire os docinhos em um prato/bandeja e depois, vá acomodando-os nos tapetinhos. Coloque os tapetinhos nas forminhas e ilumine a bandeja de doces com eles!




Eles devem ser servidos frios!
Agora, me digam: eles não ficaram lindos?!!


PINGOS

Dificuldade: Média
Tempo de preparo: 2 Horas
Rendimento: 6 Pessoas

Ingredientes

Para a Calda Fria
200 g de açúcar
2 dl de água

Para os Fios de Ovos
12 gemas
1 kg de açúcar
4 dl de água

Para o fondant
375 g de açúcar em pó
11 colheres (sopa) de água
sumo de 1/2 limão

Prepare a calda fria, levando ao lume o açúcar com a água e deixe ferver, durante um minuto. Retire do lume e reserve até arrefecer.

Confeccione agora os fios de ovos. Separe as claras das gemas. Com o auxílio de um passador de rede fina, passe as gemas duas vezes. Reserve-as.

Depois, coloque num tacho largo, o açúcar e a água. Leve ao lume, mexendo de vez em quando.

Quando o açúcar atingir o ponto assoprado, com a ajuda de um funil apropriado, verta as gemas e deixe escorrê-1as em fio e em movimentos circulares. Baixe um pouco o lume e deixe-as cozer.

Seguidamente, com uma escumadeira, retire ;~ pequenas porções de fios de ovos e mergulhe-os na calda fria que reservou. Escorra-os bem.

Numa tigela, coloque o açúcar, a água e o sumo de limão. Mexa com uma colher de pau até obter uma espécie de massa consistente, que se agarre à colher quando a levanta e se despegue com dificuldade.

Se este fondant estiver muito rijo, adicione mais uma ou duas colheres de água; se estiver muito mole, misture um pouco mais de açúcar em pó, até obter a consistência desejada.

Depois, sobre uma superfície limpa, coloque montinhos de fios de ovos. Leve o fondant ao lume até ficar quase derretido e, aos poucos, deite-o sobre os montinhos de fios de ovos, de modo a que escorra e se entranhe neles.

À medida que o açúcar for solidificando, vá regando com mais. Por último, deixe secar uma ou duas horas e, de seguida, disponha os doces num prato.